WSET: Novos cursos em Portugal para a principal certificação no mundo dos vinhos

Por a 14 de Março de 2022 as 17:56

Os cursos Wine & Spirits Education Trust (WSET) já estão disponíveis na Plansel Wine School mensalmente, em três idiomas diferentes. Em Portugal, apenas cinco escolas lecionam esta formação.

A Plansel Wine School nasce da parceria da Quinta da Plansel, produtor de vinho de Montemor-o-Novo, com Wilmy Matton, apreciadora da vitivinicultura portuguesa e professora de vinhos na Holanda. O intuito foi o de trazer para Portugal o modelo de ensino WSET, uma formação com mais de 50 anos presente em cerca de 70 países.

Os cursos dirigem-se apenas a profissionais de hotelaria e turismo que pretendam enriquecer o seu currículo, “dada a notoriedade internacional da certificação e o reconhecimento por parte das entidades empregadoras”, conforme se pode ler em comunicado.

Apesar da Plansel Wine School ter como sede a Quinta da Plansel, para que os alunos possam complementar a formação na adega e na vinha, as aulas também vão decorrer na Escola Superior Agrária de Santarém e na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Dadas as diferentes origens das mentoras do curso, esta é a única escola de vinhos WSET em Portugal a lecionar em português, alemão e inglês.

Os programas curriculares abordam em profundidade o ciclo de vida da vinha e vinificação, a anatomia da uva e da vinha, a fermentação alcoólica e os seus componentes – em contacto com diferentes tipologias de produção, estágio e armazenamento. Os cursos contemplam ainda tempo para a aprendizagem do serviço de vinho, harmonização e análise sensorial de estilos diferentes de vinho. Aliás, a formação WSET pressupõe um plano de aprendizagem sensorial denominado Systematic Approach to Tasting Wine que regulariza o método ao nível global.

Além do plano curricular, para fomentar o networking em contexto de sala de aula, a escola de vinhos conta com um corpo docente de diferentes áreas de atividade. Além de Dorina Lindemann, da Quinta da Plansel, e Wilmy Matton, os cursos são lecionados por Maria Vicente, produtora da Casa 1927, e Pedro Ramos, sommelier do restaurante Alma e criador de conteúdos digitais.

Neste momento já estão agendadas datas para o Nível I e II, bem como professores designados até julho, como é explanado abaixo. O preço dos cursos varia entre os 255 e 880 euros, conforme a duração e nível propostos, com almoço e outras despesas incluídas. Todos os programas e informações estão disponíveis no website da Plansel Wine School .

Escola Superior Agrária de Santarém | Curso em Português com Maria Vicente
Nível 1: 2 abril;
Nível 2: 8, 9 e 10 abril.

Quinta da Plansel | Curso em Inglês com Wilmy Matton
Nível 1: 28 de abril;
Nível 2: 29 e 30 de abril, 1 de maio.

Escola Turismo Lisboa | Curso em Inglês com Pedro Ramos
Nível 1: 19 de maio;
Nível 2: 20, 21 e 22 de maio.

Escola Turismo Lisboa | Curso em Inglês com Pedro Ramos
Nível 1: 14 de julho
Nível 2: 15, 16 e 17 de julho

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *