Concurso Jovem Talento da Gastronomia apresenta os vencedores da 10ª edição

Por a 10 de Fevereiro de 2022 as 12:13

Já são conhecidos os oito vencedores da 10ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG). A final nacional do evento, que teve lugar na Escola Profissional de Esposende de 8 a 9 de fevereiro, levou a concurso 48 jovens estudantes das áreas de hotelaria e restauração de várias escolas de hotelaria do país.

O concurso distribuiu-se pelas  categorias de: Artes da Mesa ICEL; Barman INTER Magazine; Cozinha Makro; Inspiração Veggie para Cozinheiros by Bonduelle; Pastelaria NX Hotelaria; Inovação com Bacalhau da Noruega; Tradição com Arroz Bom Sucesso e Jovens Cozinheiros Profissionais.

No caso das primeiras sete categorias, dirigidas a estudantes, “o concurso termina aqui. No caso da vencedora da categoria Jovens Profissionais, Marta Nunes, [esta] vai representar Portugal no concurso internacional Jeunes Chefs Rotisseurs”, que este ano terá lugar no México, tal como nos explica  Susana Hurtado, responsável de comunicação das Edições do Gosto.

Abaixo listamos os vencedores nas respetivas categorias:

Artes da Mesa ICEL
Tiago Bispo, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IP de Leiria.

Barman INTER Magazine
Maria Arruda, da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, que apresentou os cocktails Clássico – Negroni Twist (clássico) e T&T (Contemporâneo).

Cozinha Makro
Mateus Simões, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, por confecionar o prato “Peixe à Sado”.

Inspiração Veggie para Cozinheiros by Bonduelle
Rafaela Rodrigues, da Escola Profissional Amar Terra Verde, que confecionou um “Demi-cuit de espinafres, crocante de baunilha, gelado de batata-doce e crumble de canela”.

Inovação com Bacalhau da Noruega
André Macedo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, por apresentar o prato “Bacalhau e Bulhão Pato”.

Pastelaria NX Hotelaria
Rodrigo Santana, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que confecionou o prato “Salácia – tinta de choco, chocolate branco, maçã e manjericão”.

Tradição com Arroz Bom Sucesso
Mariana Dionísio, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que apresentou o prato “Raia seca frita com arroz de tomate e salicórnia”.

Jovens Profissionais
Marta Nunes, da Sublime Comporta, por confecionar o seguinte menu:
Entrada – Tártaro de Vieira, Bolhão Pato de algas e Espuma de Mar;
Prato – Carré de Borrego, Raz al hanout e batata-doce;
Sobremesa – Sandes de Chocolate Branco, Pistáchio e Queijo da Ilha.


Sobre o Jovem Talento da Gastronomia

O Jovem Talento da Gastronomia (JTG) é um movimento criado em 2009, direcionado a jovens profissionais e estudantes de hotelaria e restauração, nomeadamente nas áreas de cozinha, pastelaria, bar, serviço de sala e gestão, tal como se pode ler no website da JTG.

Surgiu em formato concurso em 2012 com o objetivo de criar um “ponto de contacto dos jovens em construção de carreira com toda a comunidade gastronómica”.

Em 2020, o JTG reinventou-se e o único ato físico do evento é agora a Final Nacional, que acontece ligada ao Fórum JTG, um evento com convidados nacionais das áreas da hotelaria e restauração.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *