Paulo Leite e Carlos Fernandes lideram cozinha do Azor Hotel em São Miguel

Por a 7 de Fevereiro de 2022 as 15:18

Paulo Leite, como Head Chef, e Carlos Fernandes, como Pastry Chef, acabam de reforçar a equipa do Azor Hotel em São Miguel, unidades pertencente ao universo da Discovery Hotel Management (DHM), com o objetivo de “valorizar os produtos locais da Terra e do Mar”, bem como “elevar e promover os Açores como um novo ‘Food Destination’”.

Natural de Aveiro, Paulo Leite, com 35 anos, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão e de Coimbra, tendo iniciado o seu percurso no restaurante gastronómico The Yeatman, atualmente com duas estrelas no guia Michelin. A sua primeira experiência como responsável de cozinha foi no “Eleven Rio” ao lado do Chef Joachim Koerper, no Rio de Janeiro, onde conquistou uma Estrela Michelin, oito meses após a sua abertura. Passou ainda pelo InterContinental Porto, no Palácio das Cardosas.


Agora, na equipa do Azor Hotel como Head Chef, Paulo Leite, “um apaixonado assumido pelos produtos do mar”, afirma que aquilo que mais o atraiu para este desafio foram “os pescados únicos e de qualidade ímpar” que existem no Arquipélago.

O Pastry Chef Carlos Fernandes, queria ser astronauta, mas acabou como um dos mais promissores talentos da pastelaria nacional. Com 30 anos foi premiado recentemente como o Chefe de Pastelaria do Ano nos Prémios Mesa Marcada 2021.


Trabalhou por duas vezes com o multi-estrelado Chef espanhol Martín Berasategui, ajudou o “Loco”, do Chef Alexandre Silva, a ganhar uma estrela Michelin oito meses após a inauguração, e até janeiro de 2021 chefiou a Pastelaria do Bela Vista Hotel & Spa e do também estrelado “Vista”.

Para o ‘chef’ Carlos Fernandes, “esta mudança para os Açores vai-me permitir explorar uma série de produtos locais especiais e que não encontramos no resto do país, aplicando-os à Alta Pastelaria que pretendemos oferecer nos vários espaços do Azor Hotel.”

Para Vítor Santos, diretor-geral do Azor Hotel, o objetivo passa por “valorizar os produtos locais da Terra e do Mar através de dois profissionais apaixonados pela gastronomia, elevando e promovendo os Açores como um destino legível para os foodies”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *