Herdade Grande Garrafeira homenageia 75º aniversário de António Lança

Por a 16 de Dezembro de 2021 as 15:12

A casa centenária da Vidigueira acaba de anunciar novos topos-de-gama, os Herdade Grande Garrafeira, que homenageiam os 75 anos de vida de António Lança. Um pioneiro dos vinhos no baixo Alentejo, que está, igualmente, a celebrar 25 anos enquanto produtor. Edições exclusivas de 650 garrafas (Branco e Tinto) têm um preço de 80,00€ e já estão disponíveis no mercado.

“António Lança, carismático agrónomo alentejano, fundou na Herdade Grande o património vitivinícola que hoje distingue este produtor da Vidigueira. Foi um dos pioneiros dos vinhos do Baixo Alentejo, primeiro enquanto produtor, depois começando a engarrafar esta marca tão emblemática – Herdade Grande, a designação da terra onde o seu avô fundou família, em 1920. Agora, no momento em que assinala 25 anos do seu primeiro rótulo, e ainda como celebração do seu 75º aniversário, a Herdade Grande anuncia novos topos-de-gama, os Herdade Grande Garrafeira, que se traduzem em dois vinhos de edição única, especiais, já disponíveis no mercado”, refere a Herdade.

“São edições exclusivas, de apenas 650 garrafas (Branco e Tinto), vinhos inéditos que, até pelo seu processo, evocam os valores de tradição e experimentalismo sempre partilhados pelo meu pai, António Lança, responsável pela introdução de novas casta na Vidigueira. Esta é uma homenagem que muito nos orgulha e inspira”, explica Mariana Lança, diretora geral da Herdade Grande, quarta geração da família Lança.

Diogo Lopes, o enólogo da casa, enquadra os novos vinhos. “O Engenheiro António Lança, sempre no seu jeito apaixonado, desafiou-nos para criar algo único. Assim, graças à nossa experiência com as talhas, fundimos a identidade ancestral do pote barro, onde entraram as melhores uvas da nossa vinha velha, juntamente com a melhor barrica da colheita de 2019, um Viosinho de enorme destaque”, afirma, a propósito do Herdade Grande Branco Garrafeira 2019.

Para o Herdade Grande Tinto Garrafeira 2018, a inspiração foi semelhante. “É um lote apuradíssimo do melhor Alicante Bouschet e do melhor Sousão, juntando ao que é emblemático do Alentejo mais uma variedade que António Lança introduziu de forma pioneira na região, com os resultados conhecidos. Seguiu-se depois o devido estágio em garrafa, a evocar a tradição dos Garrafeira. São vinhos que honram a pessoa, a história e a sua visão”, termina Diogo Lopes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *