AHP e FETESE assinam novo Contrato Coletivo de Trabalho

Por a 2 de Dezembro de 2021 as 12:57

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE/FETESE) assinaram um novo Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) que entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2022. Este CCT resulta de uma revisão total do que se encontrava em vigor desde julho de 2008.

“Esta é uma grande vitória para todos. O anterior Contrato Coletivo de Trabalho estava claramente obsoleto e quer a AHP quer o Sindicato que representa os trabalhadores do setor o sentiam.  Ao cabo de longas, exigentes, árduas, mas profícuas negociações para a sua revisão profunda, creio que conseguimos encontrar neste novo CCT o equilíbrio entre a indispensável maior flexibilidade que a gestão impunha na organização dos termos e tempos de trabalho e a valorização das profissões turísticas. Ambas as partes – e só assim se alcança o consenso: com a satisfação de ambos – consideramos que foi alcançado um acordo justo e equilibrado, mais adaptado aos novos tempos e necessidades, quer das empresas quer dos colaboradores”, explica, em comunicado, Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP e responsável pela negociação.

A AHP refere que este foi ” um longo período de negociações”. O presidente da associação Raul Martins, aplaude o acordo e sublinha que este “representa um aumento de custos importante para a exploração hoteleira, mas permite a flexibilidade necessária à atividade e condições de trabalho dignas”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *