Falcoaria Colheita Tardia 2016 conquista mais um prémio

Por a 29 de Novembro de 2021 as 13:11

Depois de ter batido bateu o francês Château Rieussec 2017 de Sauternes, numa prova cega que colocou frente-a-frente vinhos de Portugal e ícones europeus de França, Itália e Espanha, na 22.ª edição do Encontro com Vinhos, agora foi a vez do Falcoaria Colheita Tardia 2016 ser eleito “Escolha da Imprensa 2021, no “Concurso Grandes Escolhas” realizado pela Revista de Vinhos.

Produzido pela Quinta do Casal Branco, da região Tejo, este branco foi eleito, em prova cega, num total de 450 vinhos degustados, por um painel de 31 provadores, composto por profissionais de imprensa escrita, rádio, televisão, plataformas digitais e redes sociais.

Distinguido com o prémio “Escolha da Imprensa 2021”, entre 50 vinhos brancos, o Falcoaria Colheita Tardia 2016 esteve a concurso com “uma amostra significativa do melhor que se faz na produção de vinhos em Portugal”, segundo a Grandes Escolhas, “concorrendo com todos os vinhos portugueses, DOC, IG ou Vinho, devidamente certificados e rotulados que estejam no mercado ou em vias de nele entrar”, esclareceu a mesma publicação.

Para Joana Silva Lopes e Manuel Lobo de Vasconcellos, responsáveis pela equipa de enologia da Quinta do Casal Branco, “a distinção do Falcoaria Colheita Tardia 2016, com o prémio Escolha da Imprensa 2021, é uma conquista na arte de produção de vinhos com identidade única e qualidade reconhecida”.

De referir ainda que o Falcoaria Colheita Tardia 2016 resulta do processo de desenvolvimento do fungo “Botrytis Cinérea”, também conhecido por “podridão nobre”, ocorrido nas uvas das castas Fernão Pires e Viognier, colhidas bago-a-bago, em solo arenoso de charneca.

Com fermentação em cubas de inox, o Falcoaria Colheita Tardia 2016 estagiou dois anos em barricas de carvalho francês para garantir-lhe maior complexidade e longevidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *