Docentes do ISAG lançam livro ‘Piscinas nos empreendimentos turísticos: Paraíso ou pesadelo?’

Por a 17 de Novembro de 2021 as 11:13

Dirigido a académicos e profissionais dos setores do Turismo e Hotelaria, o livro “Piscinas nos empreendimentos turísticos: Paraíso ou pesadelo?” reabre o debate sobre uma área onde não existe legislação suficiente em Portugal. Oportunidades, gestão correta de custos e riscos das piscinas são alguns dos temas explorados na obra assinalada por Abílio Vilaça e António Antas Teles, docentes do ISAG – European Business School.

Profissionais do setor do Turismo há longos anos, os Professores Abílio Vilaça e António Antas Teles procuraram partilhar a sua experiência, mostrando aos gestores hoteleiros como potenciar as piscinas, enquanto fator diferenciador de uma unidade hoteleira ou alojamento local. Como resultado, surge o livro “Piscinas nos empreendimentos turísticos: Paraíso ou pesadelo?”.

“Nos empreendimentos turísticos, as piscinas são mais um paraíso do que um pesadelo, porque constituem atualmente um dos fatores essenciais da procura de um alojamento. Mesmo no inverno ou outono, as piscinas interiores são um fator de decisão”, explica António Antas Teles, coautor da obra. No entanto, o docente alerta: “Se geridas corretamente, as piscinas são uma fonte de prazer e de lucro, podendo ser vistas não só pela sua utilização balnear, mas também como parte integrante de eventos e outras ações que valorizam o espaço. Podem é tornar-se um pesadelo, se não forem bem geridas”.

Procurando ser um guia prático para os profissionais do setor, o livro dos docentes do ISAG – European Business School traz uma visão completa sobre todo o ciclo de vida das piscinas em empreendimentos turísticos. Partindo de exemplos das melhores práticas internacionais, os autores começam por explorar os requisitos para a construção e manutenção destes equipamentos. Na obra é ainda abordada a gestão de custos, que “muitas vezes, são mal calculados ou subestimados”, adverte Antas Teles. A gestão de responsabilidades é outro dos temas fundamentais, apontando-se formas de evitar riscos, como os acidentes.

“Este é também um contributo para a futura legislação”, explica o docente, a propósito da recente recomendação do Parlamento ao Governo para que legisle as piscinas de lazer de empreendimentos turísticos, alojamentos locais e uso doméstico. A resolução da Assembleia da República refere a “urgente regulamentação específica para preencher o vazio legal que persiste para piscinas instaladas em unidades de alojamento local, estabelecendo também regras concretas para piscinas integradas em empreendimentos turísticos, e regulando a respetiva fiscalização”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *