Nova plataforma quer ajudar o setor a encontrar mão-de-obra. Lisboa lidera com mais ofertas de emprego

Por a 15 de Novembro de 2021 as 12:16

A falta de mão-de-obra qualificada no setor da hotelaria e restauração volta a ser o tema do dia. Depois da pandemia, muitos foram os talentos do setor que migraram para outras áreas profissionais e a escassez de recursos humanos é já apontada pelos hoteleiros como um dos maiores desafios à retoma da operação.

Foi a pensar nas dificuldades em preencher posições dentro dos hotéis e restaurantes que surgiu a plataforma ‘Talento + Horeca’ um projeto que nasceu em abril fruto de um protocolo de cooperação entre a Nestlé Professional, a Randstad e a Bugle, empresa especialista no desenvolvimento de conteúdos digitais de formação, com vista ao desenvolvimento de uma iniciativa potenciadora de oportunidades de emprego e de formação profissional gratuita em Portugal e em Espanha, e que quer colocar em contacto os empresários e os profissionais do canal HORECA.
O espaço online apresenta, atualmente, cerca de 277 oportunidades de trabalho e conta com 264 empresas registadas.

A plataforma foi desenhada a pensar tanto nas empresas recrutadoras como nos candidatos à procura de uma oportunidade. Com duas áreas de registo distintas, às empresas é oferecida a possibilidade de divulgarem os anúncios relativos às posições em aberto. Já os candidatos podem também registar o seu currículo de forma a que sejam encontradas vagas correspondente aos seus perfis.

“O objetivo da plataforma é desenvolver elos fundamentais entre quem procura emprego e quem precisa de profissionais para esta área. Para os primeiros, este projeto oferece a possibilidade de os candidatos se valorizarem profissionalmente e melhorarem as suas competências, enquanto divulga, junto das empresas, os perfis de experiência, de especialidade e de conhecimento de cada profissional, incluindo a sua área de residência, dando-lhes ainda importantes inputs sobre a preparação eficaz de um currículo ou de uma entrevista de trabalho. Para os segundos, as empresas, “Talento+Horeca” vai permitir registar as suas vagas e receber os perfis mais adequados a cada função, tendo em consideração a experiência profissional, a especialidade e as competências de cada candidato”, esclarece à Publituris Hotelaria Victor Manuel Martins, Diretor de Nestlé Profissional Ibéria.

Mas há um terceiro objetivo no ‘Talento + Hoteca’, a formação. “A plataforma tem uma importante base de formação gratuita, com mais de 400 módulos formativos para que os profissionais do setor possam desenvolver as suas competências, dando-lhes importantes inputs sobre a preparação eficaz de um currículo ou de uma entrevista de trabalho. A plataforma conta ainda com a participação e apoio da empresa portuguesa Bugle no desenvolvimento dos conteúdos digitais de formação para barristas.”, acrescenta o responsável.

Lisboa lidera ofertas de emprego
Com ofertas de trabalho que cobrem o mapa nacional, é em Lisboa, Peniche e Maia que se concentra um maior número de oportunidades de emprego no setor. Mas há procura em todo o território nacional, nomeadamente Algarve, Braga, Abrantes, Aveiro, Entroncamento, Esposende, Évora, Funchal, Leiria, Montemor-o-Velho, Póvoa do Varzim, São Domingos de Rana, Seixal, Valença, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Gaia.

As funções mais procuradas recaem sobre posições como empregados de mesa e balcão, cozinheiros de 1ª e de 2ª e ajudantes de cozinha. Estas três categorias correspondem a mais 70% das vagas de emprego do ‘Talento + Horeca’.
“Perante estes meses desafiantes de pandemia, todos os setores sentiram grandes dificuldades. Na restauração e hotelaria, assistimos a uma grande parte dos profissionais a optarem por outras áreas com menor risco de desemprego e fazerem um processo de reskilling. Isto traduz-se atualmente na falta de profissionais no canal HORECA e num desafio acrescido para as empresas encontrarem os perfis que procuram”, analisa Victor Manuel Martins que destaca os benefícios deste novo projeto.

“O que distingue esta plataforma é a interação automática entre quem procura emprego e quem está à procura de colaboradores e o facto de ser uma plataforma de apoio à recuperação de todo um sector que foi severamente afetado na sua atividade, quer do lado dos empresários, quer do lado dos profissionais. Esta é mais uma iniciativa da Nestlé Professional, que, em conjunto com a empresa líder em recrutamento, procura apoiar a resiliência de todos os que operam neste canal de consumo fora do lar”, conclui

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *