AHP diz estar disponível para negociar com FESAHT

Por a 12 de Novembro de 2021 as 9:21

No seguimento do protesto da FESAHT – Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, no decorrer do 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, a Associação da Hotelaria de Portugal  (AHP) esclarece que  existe um Contrato Coletivo de Trabalho desde 1983, sendo a última revisão de 2008.

“Foi dado início à revisão desse contrato em 2012, no entanto ao fim de 4 anos de tentativas de aproximação, foi reconhecido que não era possível chegar a consenso e recorreu-se ao mecanismo previsto na lei: mediação na DGERT, entidade do Ministério do Trabalho. Também aí o processo está a correr desde 2016, tendo sido interrompido durante estes últimos  quase 2 anos, em razão da pandemia”, refere a associação.

Leia também: “Não Precisam De Ir Ao Estrangeiro Buscar Trabalhadores, Precisam É De Respeitar Os Direitos Dos Vossos”

“A celebração de um Contrato Coletivo de Trabalho exige muito mais do que a revisão das tabelas salariais. Os salários que estão a ser praticados na Hotelaria são já superiores aos fixados nas tabelas dos sindicatos. As condições e termos do exercício da função são igualmente valorizadas pelos trabalhadores e empregadores. É aí que se pretende chegar: equilíbrio e valorização das profissões turísticas”, acrescenta.

A AHP sublinha ainda que “está sempre disponível para negociar, pelo que é falso que se recuse a fazê-lo, como afirma a FESAHT. A associação encontra-se neste momento a aguardar a marcação da reunião com o mediador do Ministério do Trabalho, onde terão de ser ponderadas se e como poderão prosseguir as negociações”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *