Análise | ‘Impacto da COVID-19 no turismo e na hotelaria: Evidence From Airbnb’

Por a 21 de Outubro de 2021 as 10:30

A indústria do turismo foi uma das mais afetadas pela pandemia da COVID-19. No entanto, o conhecimento que se tem do impacto da pandemia sobre os trabalhadores, empresas e sobre a economia em geral ainda é limitado.

Com a pandemia COVID-19, passou-se a experimentar um “novo normal”, que criou ruturas em nível recorde em quase todos os aspetos das nossas vidas. A indústria do turismo foi fortemente afetada pela redução da mobilidade e pela redução do interesse das pessoas em viajar, em parte como consequência das medidas de prevenção implementadas pelos governos. Uma vez que os seus produtos e serviços dependem fortemente da mobilidade do consumidor e da atividade social, o setor do turismo tem estado num impasse financeiro que dificilmente será resolvido antes do fim da pandemia. Nesse contexto, os alojamentos peer-to-peer, como o Aribnb, foram especialmente afetados.

Devido à natureza contínua da pandemia, alguns resultados da investigação realizada até 2020 podem já estar obsoletos e as informações quantificáveis estão limitadas, indisponíveis ou desatualizadas. No Nova SBE Data Science Knowledge Center, examinámos o impacto da COVID-19 nas atividades do Airbnb nas cidades portuguesas que mais atraem turistas – Lisboa e Porto – considerando diversas dimensões. Utilizámos as alterações de reservas e analisámos os dados antes e depois da pandemia atingir estes destinos, através de um conjunto de dados altamente detalhado.

A equipa de investigação recolheu dados históricos relevantes sobre o negócio do Airbnb em Lisboa e no Porto, na plataforma InsideAirbnb. Os dados consistem em reservas e informações de preços para 50.000 propriedades a nível diário entre 2019 e 2020, sendo que o InsideAirbnb fornece novas informações regularmente. O conjunto de dados permitiu a estimativa do número de reservas, preços médios e receita a nível diário.

Estima-se que entre 2019 e 2020, cerca de 2.000 e 5.200 reservas diárias deixaram de ser feitas, no Porto e em Lisboa, respetivamente. Mesmo nos meses de verão, alta temporada para o turismo em Portugal, o número de reservas ficou aquém daquele do ano anterior. O número de reservas está negativamente correlacionado com o Oxford Stringency Index, índice que mede a severidade das medidas para conter a disseminação de COVID-19, com base em nove indicadores de resposta, incluindo fecho de escolas, encerramento de locais de trabalho e proibições de viagens. Por outras palavras, quanto mais rígidas as medidas governamentais, menos reservas foram realizadas.

A perda a nível de receitas apresenta um padrão semelhante, uma vez que as receitas são calculadas com base na combinação de reservas e preços. Em Lisboa, pode-se estimar uma perda de receitas de mais de 113 milhões de euros, devido à pandemia, em 2020; já no Porto, pode-se estimar uma perda total de receitas de 23 milhões de euros.
Em média, a taxa de ocupação diminuiu 28% e 25% em Lisboa e no Porto, respetivamente, desde o início da pandemia. O mais interessante é que os bairros centrais foram os mais afetados, já que costumavam receber mais turistas. Tanto Lisboa como o Porto sofreram uma grave perda em Taxas Municipais Turísticas, desde o início da pandemia, com valores estimados de 2,8 milhões de euros para Lisboa e 1 milhão de euros para o Porto,

respetivamente. Além disso, o número de ofertas de alojamento em cada cidade começou a diminuir entre os 3 e 4 meses que seguiram o início da pandemia.

Os anfitriões do Airbnb poderão precisar de mais tempo para se adaptar ao impacto da pandemia: primeiro, diminuíram os preços e, em seguida, retiraram as suas ofertas de alojamento do mercado. Embora sejam necessárias análises mais aprofundadas, estas evidências podem sugerir que os anfitriões do Airbnb perceberam que o negócio de turismo não era tão lucrativo e passaram a oferecer as suas propriedades para o arrendamento a longo prazo.
A COVID-19 impõe graves ameaças ao mercado do turismo em Portugal. Reservas, preços e receitas diminuíram significativamente desde o início da pandemia, o que apresenta muitos desafios para os anfitriões do Airbnb.

Entretanto, os municípios também sofrem com a perda de milhões de euros em Taxas Municipais Turísticas. A perda calculada nas análises realizadas é apenas uma estimativa direta dos dados em grande escala recolhidos na plataforma InsideAirbnb.

A perda geral é muito maior para os negócios relacionados com o turismo que são indiretamente afetados – por exemplo, restaurantes, operadores turísticos, fornecedores de atividades de lazer, etc.

O relatório “Impact of COVID-19 on Tourism and Hospitality: Evidence From Airbnb” foi desenvolvido no contexto do Nova SBE Data Science Knowledge Center, entre Outubro de 2020 e Setembro 2021, quando uma equipa de alunos de mestrado trabalhou com o Prof. Qiwei Han – Professor Assistente da Nova SBE e Membro do Nova SBE Data Science Knowledge Center, no projeto de ciência de dados sobre o impacto da COVID-19 no turismo.

O conteúdo completo do relatório pode ser encontrado aqui. A equipa de investigação continuará a monitorar o impacto da COVID-19 num estudo mais amplo, que contemplará análises sobre dezenas de destinos turísticos europeus em 2021.

* Qiwei Han/ PhD, Professor Assistente de Data Science e Business Analytics da Nova SBE

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *