Pandemia cria novos hábitos e impulsiona procura por serviços de saúde e bem-estar

Por a 15 de Outubro de 2021 as 9:46

Um ano e meio depois do primeiro confinamento, muitas foram as mudanças que a sociedade enfrentou. A preocupação com a saúde e a priorização do bem-estar físico, mental e emocional tornaram-se num dos assuntos do dia. Muitos dos novos hábitos alimentares ou desportivos foram adotados durante o período de isolamento, como forma de apaziguar os efeitos da ausência de liberdade. Uma alimentação mais consciente e sustentável e a prática de desportos ligados à espiritualidade, como o yoga, ou a imersão no mundo da meditação e ‘mindfulness’ foram, por exemplo, alguns dos hábitos transversais a milhões de pessoas.

Esta maior preocupação pelo bem-estar é já visível em unidades hoteleiras dedicadas ao ‘wellness’ que admitem que a procura por estes serviços está a aumentar.

“A COVID-19 veio alertar-nos a todos que a nossa saúde é o nosso bem mais precioso e que a devemos preservar. As pessoas estão mais atentas aos sinais que o corpo lhes dá e à importância que o sistema imunitário tem na defesa contra vírus, bactérias, infeções e doenças. Desta forma, o segmento Wellness & Healing vai registar uma maior procura nos próximos tempos, até porque já o começámos a verificar após o primeiro confinamento, no ano passado. A saúde passou a ser uma constante preocupação da sociedade que se viu vulnerável perante um vírus de elevada transmissão a nível mundial. É no recetor que está a diferença, quanto maior o cuidado e investimento na prevenção e no wellness, melhor o seu sistema imunitário e resiliência perante a doença”, explica à Publituris Hotelaria Nazir Sacoor, CEO da Longevity Wellness Worldwide.

Sobre a operação do Longevity Health & Wellness Hotel, localizado em Portimão, que esteve de portas fechadas entre novembro de 2020 e 17 de junho de 2021, o responsável explica que a ocupação tem superado as expetativas iniciais com taxas situadas entre os 60% e os 80%. “Temos tido uma grande procura pela nossa oferta wellness, até mesmo comparando com o ano passado nesta altura do ano. Estamos a receber muitos hóspedes em programa de saúde e bem-estar, o que é ótimo porque esse é realmente o público que queremos atingir e o verdadeiro foco do hotel. No passado, este segmento dependeu sempre muito do mercado internacional que este ano ainda está bastante condicionado em termos de restrições e voos, mas este ano estamos a observar com muito interesse a procura por programas de saúde e bem-estar no mercado nacional. Reparámos ainda que cada vez mais os clientes que vêm apenas em regime de Bed & Breakfast acabam por marcar alguns dos nossos serviços wellness, como massagens, esfoliações e tratamentos estéticos, ou até mesmo optar por um dos nossos programas mais “leves”, como o Longevity Relax & Spa”, assegura Nazir Sacoor.

Também o Monte Real Hotel, Termas e Spa, em Monte Real, Leiria, revela que a procura tem sido superior face ao ano passado. “Atualmente, tendo em conta necessidade que as pessoas têm de equilíbrio e reforço de condições de saúde acreditamos que irá haver um aumento na procura dos serviços de bem-estar”, acredita Pedro Paixão, diretor-geral da unidade que integra o portefólio da Discovery Hotel Management (DHM). “Sem dúvida que a pandemia alterou e criou novos hábitos nos turistas como a procura especialmente de atividades que possam melhorar o bem-estar. Cada vez mais, todos estamos mais despertos e conscientes da necessidade de nutrirmos o nosso corpo e mente e, nesse sentido, acreditamos que todos os serviços que contribuam para tal serão certamente impactados positivamente”, enquadra.

O interesse por momentos ligados ao bem-estar é transversal a unidades de todo o país e, em Albufeira, o Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa confirma esta alteração dos hábitos dos clientes que os visitam. “É inegável que 2020/21 mudou a forma como nos relacionamos com a saúde e wellness. Mais do que nunca, valorizamos práticas e hábitos que melhoram a nossa qualidade de vida e nos ajudam a passar por momentos angustiantes. Saúde e wellness tornaram-se, de certa forma, os pilares principais de uma vida bem-sucedida, e assim devem permanecer no comportamento das próximas gerações. Podemos esperar por grupos sociais com mais inteligência emocional e mais preocupados em criar hábitos saudáveis, que impactem positivamente a vida da sociedade como um todo. Existe uma maior consciencialização de que não há saúde, sem saúde mental. Verificamos também que a área do fitness veio para ficar com a presença assídua do digital”, explica a unidade.

O H2otel Congress & Spa, em Unhais da Serra, tem visto a procura por programas de saúde e bem-estar intensificar-se. “Após a reabertura houve claramente a necessidade de “desconectar” do mundo leia-se espaço urbano e “redefinir” prioridades pessoais e profissionais. A necessidade do reencontro com a natureza veio acentuar essa procura sobretudo em unidades ao lado do Parque Natural da Serra da Estrela como é o nosso caso”, justifica Luís Veiga, administrador executivo do Grupo Natura IMB.

Massagens, fitness e ‘detox’ reúnem preferências
Com uma ocupação atualmente alocada entre os 50% e os 60%, o H2otel Congress & Spa tem registado uma maior procura pelos tratamentos termais e pelos programas dedicados à gestão de peso.

O interesse por serviços relacionados com a perda de peso ou com o ‘detox’ é intrínseca a várias unidades. “Os programas de saúde e bem-estar que têm tido uma maior procura são os relacionados com detox e perda de peso, sendo eles: o Longevity Essential Detox, o Longevity Intense Detox & Weight Loss e o Longevity Ultimate Detox, Weight Loss & Reshape. O feedback que temos tido dos nossos clientes é que devido à pandemia e aos isolamentos, as pessoas começaram a ficar mais sedentárias, o que consequentemente levou a um aumento de peso. Por outro lado, a pandemia fez as pessoas perceberem que a diferença num ataque viral como a COVID-19 está no recetor e no seu sistema imunitário, pelo que o tema Longevity Detox é também cada vez mais procurado”, refere o CEO da Longevity Wellness Worldwide.

A estes serviços, seguem-se as massagens entre outros tratamentos alternativos. No Grande Real Santa Eulália as preferências têm recaído pelo circuito de talassoterapia, pelas massagens terapêuticas, terapias orientais, acunpuntura e tratamentos faciais. Também no Hotel Monte Real, “as massagens de assinatura continuam a ser o mais procurado, em particular as de maior duração. O cliente procura cada vez mais experiências rejuvenescedoras”, assegura o diretor-geral.

*Artigo publicado na edição 186 da Publituris Hotelaria

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *