Dormidas: mercado interno com recorde em agosto

Por a 30 de Setembro de 2021 as 15:10
Hotel Room Stock photos by Vecteezy

No passado mês de agosto, os estabelecimentos de alojamento turístico contabilizaram 2,5 milhões de hóspedes e 7,5 milhões de dormidas, o que traduz subidas de 35,6% e 47,6% face a igual mês de 2020, respetivamente, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE), que destaca o bom desempenho do mercado nacional, já que as dormidas dos residentes atingiram, em agosto, o “valor mensal mais alto desde que há registos”.

“Em agosto, o mercado interno contribuiu com 4,2 milhões de dormidas, o valor mensal mais elevado desde que há registos, e aumentou 24,2%. Os mercados externos cresceram 94,5% e totalizaram 3,3 milhões de dormidas. Comparando com agosto de 2019, observa-se um crescimento de 22,6% nas dormidas de residentes e um decréscimo de 46,9% nas dormidas de não residentes”, refere o INE, na estimativa rápida relativa à atividade turística de agosto, divulgada esta quinta-feira, 30 de setembro.

Os números totais indicam também que o crescimento se manteve face a julho, quando o total de hóspedes nos alojamentos turísticos nacionais já tinha aumentado 60,4%, enquanto as dormidas tinham subido 73,0%.

Apesar do desempenho positivo do mercado nacional, face a agosto de 2019, o total de dormidas contabilizado no oitavo mês do ano apresenta uma descida de 23,6% nos hóspedes, enquanto o total de dormidas ficou 22,4% abaixo de igual mês de 2019, ainda antes da chegada da pandemia da COVID-19.

Já no acumulado até agosto, o total de dormidas contabilizadas nos estabelecimentos de alojamento turístico nacional aumentou 11,8% e ultrapassou as 20,2 milhões de dormidas, com destaque, mais uma vez, para as dormidas dos residentes, que subiram 29,1% face aos primeiros oito meses do ano passado, ficando perto dos 12 milhões de dormidas. Em sentido contrário estiveram as dormidas dos não residentes, que desceram 6,4%, ficando pouco acima dos 8,2 milhões.

Apesar da subida das dormidas dos residentes face ao acumulado de janeiro a agosto de 2020 terem subido, na comparação com igual período de 2019 o resultado continua a ser negativo, já que o total de dormidas desceu 58,4%, depois de uma quebra de 18,9% nas dormidas dos residentes e de 75,6% nas dos não residentes.

O INE revela ainda que, em agosto, 16,5% dos estabelecimentos de alojamento turísticos nacionais estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes, percentagem que também traduz uma melhoria face ao mês anterior, quando 20,4% dos estabelecimentos se encontravam nesta situação.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *