Arranca a obra de recuperação da ala sul do Mosteiro de Arouca

Por a 30 de Setembro de 2021 as 15:51

Arrancou a obra de recuperação da ala sul do Mosteiro de Arouca para dar origem a um hotel de cinco estrelas, com com 56 quartos, spa, piscina interior e exterior e corte de padel.

A sociedade Mesquita de Sousa Hotels & Resorts, Lda., que tem a concessão do imóvel por um prazo de 50 anos, na sequência de um concurso público lançado ao abrigo do Programa REVIVE, vai efetuar um investimento na ordem dos 5,9M€.

 O concessionário e a Câmara Municipal de Arouca assinalaram o momento com uma cerimónia presidida pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e que contou com a presença, entre outros, de representantes dos vários organismos envolvidos no programa REVIVE.

O Mosteiro de Arouca foi fundado no século XII pela Ordem de Cister, tendo-se tornado relevante depois de a efémera rainha de Castela, D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I de Portugal, lá ter vivido entre 1220 e 1256 (estando lá sepultada). Está na posse do Estado desde 1834 (ano em que foram extintas as ordens religiosas). Manteve funções religiosas até 1886, ano da morte da última freira. Nesse momento, todos os bens reverteram para a Fazenda Pública. Nos últimos anos o Mosteiro teve utilizações diversas.

O imóvel, que se localiza em pleno centro da Vila de Arouca, está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *