Congresso dos Cozinheiros: em outubro juntam-se Pessoas, Natureza e Gastronomia em Oeiras

Por a 23 de Setembro de 2021 as 11:55

Dois dias, 50 oradores, demonstrações, debates, entrevistas e apresentações. Este é o menu da 17ª edição do Congresso do Cozinheiros que será acolhido, pelo segundo ano consecutivo, pelo município de Oeiras nos próximos dias 17 e 18 de outubro.

O já habitual encontro anual dos profissionais de cozinha decorre no Nirvana Studios sob o mote ‘Pessoas, Natureza, Gastronomia’. Depois de uma edição exclusivamente online em 2020, o evento volta a abrir portas aos convidados num modelo híbrido. Os bilhetes, que podem ser adquiridos no site oficial, são limitados e têm o custo de 45 euros por dia ou 80 euros para os dois. O ‘Congresso dos Cozinheiros’ será também transmitido online gratuitamente.

A organização está otimista e espera receber 500 convidados e ter uma audiência via ‘streaming’ de 25 mil pessoas, revelou Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto, no encontro de apresentação do evento à imprensa, que decorreu esta quarta-feira, 22, no Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

Ao longo dos dois dias são vários os profissionais nacionais e internacionais que vão encher aquele que é conhecido como ‘O Centro Cultural Alternativo’, em Oeiras. Dabiz Muñoz do DiverXO Madrid, Bel Coelho do Restaurante Clandestino, em São Paulo, Ignacio e Carlos Echapresto do Venta Moncalvillo, em La Rioja, ou María Goméz do Magoga, em Cartagena, são alguns dos em destaque nesta edição.

Do extenso programa consta ainda a apresentação de dois documentários:  Nuno Diniz e Evaristo.

De forma a promover a restauração local e o melhor que o município, que é  a Capital Europeia da Cultura Gastronómica 2020-2021, oferece, será ainda promovida a Rota de Restaurantes de Oeiras. Entre os dias 8 e 23 de outubro os restaurantes  oeirenses  serão uma montra dos melhores sabores da região a preços especiais.

Em paralelo serão ainda realizadas a Final da Prova O Melhor Pastel de Nata 2021 bem como o  Pequeno-Almoço das Cozinhas.

“Sem outra relação com a natureza não interessa nada cozinhar “

‘Pessoas, Natureza, Gastronomia’ é a bandeira que embrulha a 17ª edição do Congresso do Cozinheiros e que marca o regresso do público ao evento, depois de, no ano passado. ter sido realizado exclusivamente online devido à pandemia.

Em 2020, um dos anos mais desafiadores para o setor da restauração, a saúde mental e o futuro da profissão foram os motes que marcaram a discussão sob o tema ‘Nós, as pessoas’. E é de pessoas, também, que se continuará a falar em outubro.

“Depois de, no ano passado, termos trazido para a conversa um tema brutalmente importante, este ano não largamos o tema das pessoas. É muito relevante o tema culinário mas sem pessoas tranquilas de que serve o tema culinário? De que serve estarmos a aflorar as melhores técnicas e os melhores equipamentos se não cuidarmos das pessoas. Este ano tínhamos de manter este mote porque procuramos apoiar a maravilha que é a diversidade da pessoa humana tranquila em qualquer profissão”, explica Paulo Amado.

Também a natureza será outro dos pilares em destaque nesta edição. “O tema da natureza há um desafio bastante evidente que as pessoas da gastronomia, e no mundo inteiro, enfrentam, que tem que ver com os recursos e com a forma como vamos gerir os recursos a partir de agora e queremos – tal como quisemos meter em cima da mesa a discussão sobre as pessoas – colocar em cima da mesa a discussão sobre a natureza à procura de compromissos. Somos gente de causas e se temos causas não somos neutros, estamos com relativa felicidade a dizer que sem outra relação com a natureza não interessa nada cozinhar “, assegura o responsável.

O cartaz completo por ser conhecido no site oficial do evento.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *