Chef Dárcio Henriques assume cozinha do Douro41 Hotel & Spa

Por a 16 de Setembro de 2021 as 10:03

Após 2 anos à frente do Celeste, o restaurante estrela Michelin do conceituado hotel londrino “The Lanesborough”, Dárcio Henriques junta-se à equipa do Douro41 Hotel & Spa como chef executivo, para liderar o programa gastronómico do hotel e o seu restaurante de assinatura “Raiva”.

“O respeito e a paixão pelo produto, fizeram-me escolher o Douro para a minha próxima aventura. Estou convicto de que o Douro é a região eno-gastronómica mais importante do mundo e tenho muito orgulho em fazer parte dela”, refere o chef.

Natural de uma pequena aldeia nos arredores de Leiria, o Dárcio soube desde muito jovem que queria ser chef. Começou por trabalhar em restaurantes locais até 2013, ano em que decidiu rumar a Paris, onde trabalhou com o Chef Joel Robuchon (2 estrelas Michelin). Dois anos depois, surgiu a oportunidade de viajar até Xangai, para abrir o primeiro restaurante português na cidade.  Foi aqui que a sua paleta realmente se desenvolveu, Dárcio ficou fascinado com os sabores, texturas e cheiros da culinária asiática. Em 2016, Dárcio mudou-se para Londres e regressa à equipa de Joel Robuchon, antes de se mudar para o Restaurante Celeste do “The Lanesborough Hotel”, aqui sob a tutela do Chef Eric Frechon (3 estrelas Michelin). Tendo assumido a chefia do Celeste em 2019, Dárcio e a sua equipa conquistaram 1 estrela Michelin em 2020. Regressou a Portugal para se juntar à equipa do Douro41 Hotel & Spa trazendo na bagagem todas as suas aprendizagens.

“O Dárcio traz uma influência internacional para a experiência gastronómica do Douro41 Hotel & Spa. Inspirado nas margens do Douro, a sua cozinha homenageia as suas paisagens e história. O menu de degustação no restaurante “Raiva”, abrange toda a extensão do rio Douro e é uma verdadeira viagem pelo rio, desde que nasce nos Picos de Urbión até à sua foz no Porto, através dos seus bosques, desfiladeiros e socalcos. Cada prato mostra a herança ibérica do rio, as suas iguarias locais e proveniências, realçadas pela criatividade e o talento culinário do Chef”, acrescenta o hotel.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *