AHRESP pede mecanismos urgentes de apoio à contratação de pessoal no setor

Por a 15 de Setembro de 2021 as 11:11

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) alerta para falta de mão-de-obra qualificada no setor da hotelaria e restauração e pede mecanismos de apoio urgentes. ” Uma vez que as pessoas são o ativo mais importante em qualquer atividade, em particular no turismo, é urgente a criação de mecanismos que apoiem e facilitem a contratação e qualificação de recursos humanos”, explica a associação que recorda que, com a situação pandémica, muitos foram os profissionais que migraram para outros setores de atividade.

“A dificuldade no recrutamento de profissionais para os nossos setores mantém-se como um dos obstáculos que pode pôr em risco a recuperação do turismo e da economia nacional. Embora esta dificuldade já tivesse começado a sentir-se antes da crise pandémica, a inatividade das empresas turísticas ao longo do último ano e meio deslocou trabalhadores para outras atividades económicas, agudizando o problema”, contextualiza.

A AHRESP recorda ainda que a maioria das empresas do setor tem sentido dificuldade em alocar mão-de-obra qualificada para as diversas funções. “Dados do mais recente inquérito realizado pela AHRESP indicam que 84% das empresas de restauração e similares e 57% das empresas de alojamento turístico sentiram dificuldades na contratação de novos colaboradores este ano”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *