The Art of Tasting Portugal realiza primeiro evento internacional

Por a 6 de Setembro de 2021 as 16:59

A plataforma The Art of Tasting Portugal, desenvolvida pela Chefs Agency com o objectivo de dinamizar e promover a gastronomia nacional através de acções, eventos e experiências diferenciadoras, vai realizar o seu primeiro evento internacional a 15 de setembro, em Amesterdão.

Este primeiro “showcase” da plataforma fora do território nacional conta com o apoio do Turismo de Portugal, pela relevância atribuída ao evento, e insere-se na programação do evento internacional Best Chef Awards, que reúne em Amesterdão entre os dias 13 e 15 de setembro os chefs mais consagrados desta área a nível mundial, assim como a imprensa especializada do sector.

Este evento terá o formato de um almoço, no dia 15 de setembro, entre as 12h e as 14h30, no restaurante ARCA, do chef Henrique Sá Pessoa – cuja inauguração oficial acontece apenas em novembro deste ano. Sá Pessoa abre pela primeira vez este seu novo espaço para receber a iniciativa da plataforma The Art of Tasting Portugal. Dentro do art’otel, em Amesterdão, será servido um almoço para 30 pessoas numa “viagem” por algumas das regiões de Portugal. Tal como é promovido na plataforma e nas experiências gastronómicas que são comercializadas neste âmbito, cada chef irá selecionar um produto da sua região, para que o menu do almoço seja uma viagem por algumas das regiões de Portugal, destacando o seu produtor e as características únicas que o território nacional apresenta para o resultado final.

A representar Portugal à mesa estarão quatro chefs, de várias regiões diferentes: Henrique Sá Pessoa (Alma, 2* Michelin), pela região de Lisboa, que selecionou o porco alentejano da Boleteiros como produto em destaque; Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, 2* Michelin), que representará os sabores da região norte com a escolha do lagostim da Nutrifresco; Diogo Rocha (Mesa de Lemos, 1* Michelin) representa a paragem no Centro do país, apresentando o bacalhau da Lugrade, produto estrela do receituário nacional; com Rui Sequeira (Alameda, Faro), chega-se a sul, com a raia da Nutrifresco a sobressair nos sabores da região do Algarve. Os vinhos da Quinta de Lemos acompanham o almoço.

Esta iniciativa decorre no dia da gala de entrega de prémios do evento Best Chefs Awards, em que os nomes de Henrique Sá Pessoa e Rui Paula figuram na lista.

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, lembra que “a gastronomia nacional é um dos grandes atrativos turísticos do nosso país, com tradição, história, produtos de excelência e imenso talento dos nossos chefs. Por tudo isso é de enorme importância, e muito merecido, o lugar de destaque no panorama internacional que a nossa gastronomia ocupa ao marcar presença em eventos internacionais de relevo como é o Best Chefs Awards. Pelo nosso lado, como não podia deixar de ser, estamos empenhados em aproveitar estes momentos para projetar ao máximo a imagem de Portugal e da nossa gastronomia.”

“Este evento marca o início da presença internacional da plataforma The Art of Tasting Portugal. Iniciada em 2020, com todas as restrições que vivemos, acabou por beneficiar do tempo necessário para construir um projeto sólido e integrado, através do mapeamento do território a nível de produtos, chefs, vinhos, estadias e artesanato. Agregar este, que é o primeiro evento de promoção externa do conceito, ao evento anual do Best Chefs Awards é uma aproximação à comunidade mundial que tem de conhecer melhor o nosso país e que, com esta ação, esperamos atrair para que nos visitem no território nacional”, explica Patrícia Dias, directora da Chefs Agency e The Art of Tasting Portugal, co-criadora da plataforma juntamente com a sua sócia e directora operacional Adriana Fournier. “Acreditamos que o turismo nacional continuará a ser um motor económico estratégico e que a gastronomia portuguesa é um elemento cada vez mais forte para a promoção do destino. Esta plataforma pretende ser uma ferramenta para este fim, de forma democrática, agregando a comunidade como um todo, destacando os seus pontos fortes e diferenciadores”.

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