Hotelaria nos Estados Unidos aumenta salários para atrair mão-de-obra

Por a 6 de Agosto de 2021 as 13:25

As dificuldades de contratação no setor não são dor de cabeça exclusiva dos hoteleiros em Portugal. Também nos Estados Unidos tem sido difícil atrair staff para os hotéis e restaurantes do país.

Depois do período mais agudo da pandemia, muitos foram os trabalhadores que optaram por uma mudança de carreira e de setor e, um ano e meio volvido, não tencionam voltar aos antigos empregos. Esta é uma das conclusões de um estudo sobre o mercado laboral nos Estados Unidos. De acordo com a plataforma Joblist, um em cada três antigos empregados do setor não tenciona regressar.

A pouca popularidade dos empregos relacionados com hotelaria e restauração faz-se sentir também na população que nunca trabalhou na área. Segundo os dados avançados em julho, 60% das pessoas que está à procura de trabalho atualmente, e que respondeu a este estudo, não aceitaria uma oportunidade na hotelaria. Na lista de razões constam os baixos pagamentos e a falta de benefícios.

Já os antigos empregados que decidiram mudar de vida, fizeram-no, também, por motivos idênticos. “Os trabalhadores da hotelaria que estão a mudar de setor escolhem fazê-lo com o intuito de encontrar um ambiente de trabalho diferente (52%), uma remuneração mais elevada (45%), melhores benefícios (29%), maior flexibilidade horária (19%) e oportunidades de trabalho remoto (16%). A pandemia criou uma oportunidade para os trabalhadores da hotelaria – muitos foram dispensados ou perderam os seus empregos – para reavaliar a sua situação laboral e considerar outras opções de carreira para o futuro.

Uma grande parte está a aproveitar para encontrar empregos mais bem pagos e menos exigentes fisicamente”, refere o Joblist Survey que, acrescenta, que muitas entidades empregadoras da área, como hotéis, bares e restaurantes, estão já a aumentar salários para conseguir atrair recursos humanos. Ainda assim, 70% dos inquiridos refere que este não é um incentivo suficiente para enveredar por uma carreira nestes locais.

4 comentários

  1. Ricardo Andrade De Araujo

    17 de Agosto de 2021 at 0:54

    Boa noite,

    Eu aceitaria ir trabalhar para os EUA, uma vez que sempre foi um dos meus sonhos.

    Como posso fazer?
    Trabalho em hotelaria/restauração faz 29 anos

  2. Paulo Santos

    16 de Agosto de 2021 at 13:13

    Em hotelaria a maioria dos funcionarios é quase como escravizada. Salarios baixos, desrespeito pelas pausas obrigatorias, bullying das chefias, faltas de respeito, ausencia de formação adequada, são regra. As pessoas so trabalham em hotelaria por necessidade e quando têm oportunidade de sair fazem-no.

  3. Dulce

    13 de Agosto de 2021 at 15:48

    Mais do que salário porque não um estatuto próprio…
    Afinal tem uma vida para poder cuidar da vida dos outros!!!

  4. Salvador

    12 de Agosto de 2021 at 13:14

    Pois é, Estados Unidos…

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *