Arquiled lança linha de dispositivos de desinfeção do ar, objetos e superfícies

Por a 5 de Agosto de 2021 as 15:35

A Arquiled, empresa portuguesa líder em iluminação pública em LED, desenvolve uma linha de dispositivos de desinfeção do ar, objetos e superfícies, baseados na ação germicida da radiação LED UV-C, para eliminação de vírus e bactérias, que permite combater o vírus SARS-CoV2.

Para o desenvolvimento destas soluções a Arquiled recorreu à tecnologia UV-C LED que é eficaz na desinfeção de ar, objetos e superfícies, o que representa uma camada extra de segurança na desinfeção de espaços profissionais como escritórios, hotéis, restaurantes, escolas ou transportes públicos ou também nas nossas casas.

Na linha de produtos importa destacar a HIGYA BOX, uma cuba de desinfeção LED UV-C para esterilização de pequenos objetos pessoais, como chaves, máscaras (EPI) ou telemóveis, para utilização em casa ou em ambiente de trabalho. A aplicação da radiação UV-C temporizada e controlada permite a inativação de vírus e bactérias. E ao trabalhar apenas quando a porta se fecha não constitui qualquer problema de segurança para as pessoas. Apresenta uma distribuição de luz otimizada para potenciar um maior volume de desinfeção, sem correr o risco das zonas sombra, graças a um revestimento interior espelhado. De referir ainda que este dispositivo apresenta uma eficácia comprovada de 99,95%* na inativação da carga viral.

O segundo dispositivo é o HIGYA LIGHT, que permite a desinfeção de espaços e esterilização do ar sem expor os ocupantes à irradiação ultravioleta. A montagem deve ser efetuada no teto ou na parede, sempre a uma altura superior a 2,1 m, de acordo com as normas vigentes, sendo a esterilização do ar processada na camada superior das divisões. Através da circulação de ar na sala, a desinfeção propaga-se para a totalidade do volume de ar disponível ao longo do tempo de utilização. Graças ao design e às lentes utilizadas, o feixe de luz é direcionado na sua grande maioria na horizontal e o restante para cima em direção ao teto, o que permite que o equipamento a operar com a presença de pessoas nos espaços.

Ambos os dispositivos operam no comprimento UV 265 nm, ideal para a absorção do RNA constituinte dos vírus, ou seja, a energia radiante da luz UV-C danifica os ácidos nucleicos (DNA e RNA), causando mutações e a quebra de ligações nas cadeias dos ácidos nucleicos, que impedem a sua replicação, levando à morte de praticamente todas as bactérias e à inativação de todos os vírus.  Este leque de produtos já está disponível no mercado português.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *