OTRO: neste restaurante boutique também se servem perfumes à mesa
Dar corpo a disruptivos conceitos de restauração é um dos maiores desafios dos empresários deste setor que competem com um infindável leque de espaços a nascer diariamente. Uma mesa bem defendida é meio caminho andado para o sucesso mas o fator experiência que conquista o cliente é cozinhado com mais ingredientes do que uma carta de excelência per si. Saber alinhar todos os conceitos pode ser, quiçá, a receita para um bom ponto de partida.
Estas preocupações foram intrínsecas ao nascimento do OTRO, um exclusivo restaurante boutique que mora desde o passado mês de outubro numa rua paralela à Avenida da Liberdade. Com a assinatura do chef Vítor Sobral, o novo espaço lisboeta propõe-se a oferecer momentos ímpares, acompanhados de uma cozinha de requinte.
A ideia ganhou vida pelas mãos do empresário Hugo Banha, fundador do OTRO Group que alberga três insígnias desenhadas para o segmento de luxo. A OTRO Perfume Concept, uma perfumaria de nicho que representa marcas de luxo internacional, a OTRO Private Tailoring, um clube restrito de alfaiataria, e o OTRO Architecture & Design, um atelier de arquitetura e design de interiores.
Uma montra dos negócios de luxo do grupo
A expansão do OTRO Group, fundado em 2017, concretizou-se com a entrada no segmento da restauração com o OTRO Restaurante que é uma montra de todo o negócio de Hugo Banha. O elegante restaurante alocado na Rua Rodrigues Sampaio veste-se com o cunho do atelier de arquitetura do grupo. A simbiose entre o verde esmeralda e o dourado dá colo a uma decoração elegante e sóbria. As cadeiras e os sofás de veludo, o balcão e o chão de mármore casam com pequenos detalhes que se traduzem num agradável salão de convívio embalado pelas escolhas musicais meticulosamente selecionadas mensalmente por um DJ convidado.
Uma das premissas do espaço é a proposta em estimular todos os sentidos. Se a audição e a visão são os primeiros a serem surpreendidos, o olfato segue-se. A matriz da perfumaria do grupo impera a vários níveis e não é suposto ser discreta. Com uma aposta na aromaterapia, o restaurante, que acolhe 46 lugares na sala de jantar, é perfumado com um aroma desenvolvido para o espaço. Representante de dezenas de marcas internacionais da perfumaria de nicho, também aqui é possível espreitar uma amostra da oferta disponível na perfumaria situada na Avenida da Liberdade.
Nos quartos de banho há uma seleção de perfumes que o cliente pode experimentar e usar. As referências são frequentemente trocadas para surpreender os habitués do restaurante. Uma das surpresas deste novo espaço é a possibilidade de comprar um destes perfumes e recebê-lo à mesa, numa performance ensaiada pelos funcionários da casa – vestidos com as criações da OTRO Private Tailoring – que fazem chegar o perfume escolhido numa cúpula envolta num dramático espetáculo de fumo.
Sabores de conforto com requinte
A carta, assinada pelo chef Vítor Sobral, é outro dos ex-líbris da casa numa mistura entre os melhores sabores nacionais e internacionais. O presunto de bísaro, a salada de caranguejo do Alasca ou as vieiras coradas são algumas das opções de entrada.
O conforto dos sabores portugueses revelam-se em pratos como as bochechas de porco preto, as várias roupagens de bacalhau, o polvo ou o bife do lombo.
De fora, destaca-se a carne Wagyu,o foi gras, as trufas ou o camarão salteado em lima e malagueta tailandesa. A paelha de couve flor assada com alho francês, açafrão do Irão e queijo da ilha é servida como a escolha vegetariana, numa combinação de aromas e sabores estimulantes.
A lista de sobremesas é extensa e destacam-se o creme queimado, champanhe, fava tonka ou a mousse de morangos com morangos frescos, creme de ovos e sorvete de morangos.
Os pratos vivem também de uma componente visual alinhada com todo o conceito que não descura a cuidada apresentação em loiça propositadamente selecionada.
O pairing é feito por uma musculada carta de vinhos que inclui referências como o Pêra-Manca ou o champagne Armand de Brignac Gold Brut. Os cocktails versáteis servem de boa companhia para entrada, para guiar os pratos mais complexos ou para terminar a experiência num pós refeição descontraído. Há cocktails de assinatura inspirados nas fragâncias dos perfumes aos dispor dos clientes, elevando a complexidade e o pormenor de todo o conceito do OTRO Restaurante.
Uma das novidades a sublinhar é o novo menu de almoço que inclui uma salada de entrada, prato principal, sobremesa, bebida (água, cerveja ou copo de vinho) e café, pelo valor de 30€.
A nova aposta do empresário Hugo Banha com o cunho do chef Vítor Sobral eleva o conceito tradicional de restaurante, provando que este pode ser um espaço onde o pormenor é o centro do cenário.
Conheça aqui a carta completa.