OTRO: neste restaurante boutique também se servem perfumes à mesa

Por a 2 de Agosto de 2021 as 16:42

Dar corpo a disruptivos conceitos de restauração é um dos maiores desafios dos empresários deste setor que competem com um infindável leque de espaços a nascer diariamente. Uma mesa bem defendida é meio caminho andado para o sucesso mas o fator experiência que conquista o cliente é cozinhado com mais ingredientes do que uma carta de excelência per si. Saber alinhar todos os conceitos pode ser, quiçá, a receita para um bom ponto de partida.

Estas preocupações foram intrínsecas ao nascimento do OTRO, um exclusivo restaurante boutique que mora desde o passado mês de outubro numa rua paralela à Avenida da Liberdade. Com a assinatura do chef Vítor Sobral, o novo espaço lisboeta propõe-se a oferecer momentos ímpares, acompanhados de uma cozinha de requinte.

Foto: Jorge Simão

A ideia ganhou vida pelas mãos do empresário Hugo Banha, fundador do OTRO Group que alberga três insígnias desenhadas para o segmento de luxo. A OTRO Perfume Concept, uma perfumaria de nicho que representa marcas de luxo internacional, a OTRO Private Tailoring, um clube restrito de alfaiataria, e o OTRO Architecture & Design, um atelier de arquitetura e design de interiores.

Uma montra dos negócios de luxo do grupo
A expansão do OTRO Group, fundado em 2017, concretizou-se com a entrada no segmento da restauração com o OTRO Restaurante que é uma montra de todo o negócio de Hugo Banha. O elegante restaurante alocado na Rua Rodrigues Sampaio veste-se com o cunho do atelier de arquitetura do grupo. A simbiose entre o verde esmeralda e o dourado dá colo a uma decoração elegante e sóbria. As cadeiras e os sofás de veludo, o balcão e o chão de mármore casam com pequenos detalhes que se traduzem num agradável salão de convívio embalado pelas escolhas musicais meticulosamente selecionadas mensalmente por um DJ convidado.

Foto: Jorge Simão

Uma das premissas do espaço é a proposta em estimular todos os sentidos. Se a audição e a visão são os primeiros a serem surpreendidos, o olfato segue-se. A matriz da perfumaria do grupo impera a vários níveis e não é suposto ser discreta. Com uma aposta na aromaterapia, o restaurante, que acolhe 46 lugares na sala de jantar, é perfumado com um aroma desenvolvido para o espaço. Representante de dezenas de marcas internacionais da perfumaria de nicho, também aqui é possível espreitar uma amostra da oferta disponível na perfumaria situada na Avenida da Liberdade.

Foto: Jorge Simão

Nos quartos de banho há uma seleção de perfumes que o cliente pode experimentar e usar. As referências são frequentemente trocadas para surpreender os habitués do restaurante. Uma das surpresas deste novo espaço é a possibilidade de comprar um destes perfumes e recebê-lo à mesa, numa performance ensaiada pelos funcionários da casa – vestidos com as criações da OTRO Private Tailoring – que fazem chegar o perfume escolhido numa cúpula envolta num dramático espetáculo de fumo.

Sabores de conforto com requinte
A carta, assinada pelo chef Vítor Sobral, é outro dos ex-líbris da casa numa mistura entre os melhores sabores nacionais e internacionais. O presunto de bísaro, a salada de caranguejo do Alasca ou as vieiras coradas são algumas das opções de entrada.

Foto: Jorge Simão

O conforto dos sabores portugueses revelam-se em pratos como as bochechas de porco preto, as várias roupagens de bacalhau, o polvo ou o bife do lombo.

De fora, destaca-se a carne Wagyu,o foi gras, as trufas ou o camarão salteado em lima e malagueta tailandesa. A paelha de couve flor assada com alho francês, açafrão do Irão e queijo da ilha é servida como a escolha vegetariana, numa combinação de aromas e sabores estimulantes.

Foto: Jorge Simão

A lista de sobremesas é extensa e destacam-se o creme queimado, champanhe, fava tonka ou a mousse de morangos com morangos frescos, creme de ovos e sorvete de morangos.

Os pratos vivem também de uma componente visual alinhada com todo o conceito que não descura a cuidada apresentação em loiça propositadamente selecionada.

O pairing é feito por uma musculada carta de vinhos que inclui referências como o Pêra-Manca ou o champagne Armand de Brignac Gold Brut. Os cocktails versáteis servem de boa companhia para entrada, para guiar os pratos mais complexos ou para terminar a experiência num pós refeição descontraído. Há cocktails de assinatura inspirados nas fragâncias dos perfumes aos dispor dos clientes, elevando a complexidade e o pormenor de todo o conceito do OTRO Restaurante.

Foto: Jorge Simão

Uma das novidades a sublinhar é o novo menu de almoço que inclui uma salada de entrada,  prato principal, sobremesa,  bebida (água, cerveja ou copo de vinho) e café, pelo valor de 30€.

A nova aposta do empresário Hugo Banha com o cunho do chef Vítor Sobral eleva o conceito tradicional de restaurante, provando que este pode  ser um espaço onde o pormenor é o centro do cenário.

Conheça aqui a carta completa.

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