Pedras Salgadas Spa & Nature Park vai ser ampliado e requalificado

Por a 29 de Julho de 2021 as 9:38

O Pedras Salgadas Spa & Nature Park, situado no Parque Pedras Salgadas, em Bornes de Aguiar, no distrito de Vila Real, vai ser alvo de um projeto de ampliação e requalificação.

O Super Bock Group, ao qual pertence o empreendimento turístico, vai investir  2,5 milhões de euros até 2023 neste projeto, que integra um plano de investimentos total de 30 milhões de euros   na modernização do Centro de Produção de Pedras Salgadas e na expansão do Pedras Salgadas Spa & Nature Park.

No interior do Parque, vão ser recuperados vários imóveis e será realizado um estudo de arquitetura para criar novos alojamentos em linha com o conceito existente. Esta unidade turística possui, atualmente, 14 Eco Houses e 2 Tree Houses, da responsabilidade do arquiteto Luís Rebelo Andrade, entre outras valências turísticas, lúdicas e termais que se encontram no Parque para servir a comunidade local e receber turistas nacionais e estrangeiros, que privilegiam o contacto com a Natureza.

Recorde-se que o Pedras Salgadas Spa & Nature Park (inaugurado em 2012) é um Projeto de Interesse Nacional (PIN) que foi concretizado, tendo sido preservados todos os pressupostos que levaram o Estado português a reconhecer e a atribuir este estatuto ao projeto do Super Bock Group.

Já nos terrenos contíguos, o Super Bock Group vai iniciar um grande projeto de reflorestação com o apoio da ANP|WWF para expandir o atual espaço arbóreo de 20 hectares do Parque para os 26,3 hectares. A empresa vai proceder ao restauro ecológico desses terrenos, tendo por base uma lógica agroflorestal para recuperação dos solos, o aumento da capacidade de retenção de água, e com potencial para sequestrar anualmente entre 25 e 69 tonCO2/ano. Será ainda criada uma charca para benefício da biodiversidade local, em especial os insetos e os répteis, e as novas estruturas arbóreas em seu redor vão servir de refúgio para as diversas aves que povoam a região. Neste âmbito, prevê-se a plantação aproximada de 1.800 árvores, entre carvalho negral, carvalho alvarinho e carvalho cerquinho, e alguns castanheiros, misturado com algumas resinosas.

O projeto de investimento do Super Bock Group para o Centro de Produção e Pedras Salgadas Spa & Nature Park foi apresentado à margem da comemoração dos 150 de água das Pedras, uma das marcas portuguesas mais antigas e tradicionais, que começou a ser explorada comercialmente em 1871.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *