Meatless Farm inaugura unidade de produção na Europa

Por a 9 de Junho de 2021 as 14:11

A Meatless Farm – marca de produtos de base vegetal na Europa e presente em Portugal desde fevereiro deste ano – acaba de inaugurar uma unidade de produção na Europa. Situado em Almere, nos Países Baixos, este novo centro permitirá intensificar a distribuição de produtos nos canais de retalho e restauração, assim como acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos da marca. O investimento surge em conjunto com a Lovingly Made Ingredients (LMI), subsidiária lançada no início deste ano com vista a produzir “proteína vegetal texturizada” – não apenas a que serve de matéria-prima para os produtos Meatless Farm, mas, também, proteína customizada, para outras marcas, de forma a que estas possam, igualmente, criar os seus próprios produtos alternativos à carne.

O novo centro irá permitir um aumento de 25 por cento da capacidade de produção anual do Grupo, assegurando parte da produção dos hambúrgueres, picado, salsichas, nuggets, entre outras versões de base vegetal da gama Meatless Farm, assim como de “proteína vegetal texturizada”. Ao mesmo tempo, a nova unidade de produção será partilhada com o grupo europeu de alimentos Van Loon, que terá, neste local, a sua primeira operação de produtos de base vegetal. A aposta representa mais um passo da Meatless Farm no sentido de capitalizar as previsões que indicam um aumento da procura por proteína vegetal, a qual deverá multiplicar-se por sete até 2025, alcançando um valor de mercado a rondar os 290 mil milhões de dólares em 2035, o equivalente a 11 por cento do mercado de proteína animal (fonte: BCG report, March 2021).

Este novo hub europeu prossegue a inauguração da principal fábrica de proteína vegetal da Meatless Farm, que ocorreu no início deste ano, juntamente com o lançamento da LMI. A unidade, instalada em Calgary, Canadá, foi a primeira a inaugurar naquele país, tendo em conta a sua atividade e escala, e encontra-se no centro da estratégia de longo prazo da Meatless Farm, a qual procura tornar a sua cadeia de abastecimento o mais sustentável possível. Por outro lado, a Meatless Farm pretende, também, democratizar o acesso a proteína vegetal para que mais fabricantes possam entrar no mercado de alternativas à carne, segmento em franco crescimento.

A nova instalação europeia dá, assim, seguimento à rápida expansão da empresa criada em 2016 por Morten Toft Bech. A infraestrutura europeia representa o segundo local de produção detido pela empresa com capacidade para processar “proteína vegetal texturizada”, produção que se destina ao fabrico da gama Meatless Farm e, também, ao fornecimento de parceiros externos, através da marca Lovingly Made Ingredients. A Meatless Farm é, atualmente, uma das marcas líderes no mercado de produtos de base vegetal, estando presente em mais de 20 países com várias linhas de produto, disponíveis em grandes cadeias de supermercados, como Tesco, Sainsbury’s ou Whole Foods, assim como em icônicas cadeias de restaurantes, como a Nathan’s Famous ou a Pret A Manger. Em Portugal, os profissionais podem encontrar os produtos da Meatless Farm nas lojas Recheio, bem como através do serviço Masterchef da mesma cadeia grossista. Já os consumidores em geral têm acesso à marca através das lojas EasyGreen e Green Beans.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *