Aspetos a ter em conta na criação de um espaço Horeca

Por a 7 de Junho de 2021 as 14:50
Mensagem Restaurante e Bar Panorâmico

O Atelier Sabiina Design, fundado pela diretora Criativa Leila Monteiro, deixa algumas dicas para a criação de um espaço do canal Horeca. Não basta definir o do tipo de cliente-target que se pretende atingir, mas também o layout do espaço é crucial.

1. Prime por um espaço minimalista e distinto
O minimalismo é uma das grandes tendências desta década. Mas lembre-se, é necessário que ele se conecte com o público.

Pense no tema e no conforto dos móveis e, em seguida, divida o seu espaço em sessões. Quando se trata de móveis, planeie com antecedência. Quer adicionar sofás, cadeiras ou bancos? Se sim, em que áreas? Como será projetada a divisão?  Certifique-se que inclui uma saída de emergência e vias de indicação bem iluminadas.

Os designs modernos e minimalistas tornam o espaço menos limitado e mais acolhedor.

2. Preencha o espaço com plantas
Não se esqueça da importância e do impacto que as plantas têm num espaço Horeca. Definir pontos ‘verdes’ é essencial. Naturais ou Artificiais? Alguns empreendimentos preferem usar plantas artificiais – que faz sentido caso queira pouca manutenção. Plantas naturais exigem mais manutenção.

Uma dica para ambientes internos é identificar a coloração das folhas: quanto mais verde, mais a planta gosta de sombra ou iluminação difusa — ou seja, claridade, mas não luz do sol direta.

As plantas acalmam, melhoram a qualidade do ar e deixam os ambientes mais frescos. Além de serem grandes aliadas na aproximação das pessoas à Natureza.

3. Abra espaço para murais ou papel de parede
Não é preciso preencher todos os espaços com murais ou papéis de parede. Contudo, em hotéis, restaurantes e cafés funciona muito bem escolher uma parede para exibir obras de arte. Especialmente, se for a entrada ou a área principal – verifique se as paredes são espaçosas o suficiente para a sua exibição.

Caso não queira adicionar arte, introduza algum outro elemento. Como, por exemplo, estruturas de janelas nas paredes e artesanato. Mas não se esqueça que precisam de estar alinhados com a altura média do nosso público e todos os elementos repetidos precisam estar à mesma distância.

4. Equilibre a função e o ambiente da iluminação
Desde a área de estar à área de passagem ou de descanso, cada espaço Horeca possui áreas designadas onde os clientes cumprem diferentes funções. Todas devem ter uma iluminação adequada.

Antes de entender a iluminação adequada, o ideal é compreender a finalidade principal do ambiente. Embora o método tradicional seja instalar as luzes no centro do teto, existem outras maneiras de posicioná-las – cada ambiente requer um tipo específico de iluminação. Lustres e outros acessórios de iluminação são adicionados para criar um ambiente específico e a sua localização precisa de ser planeada. Esteja atento à altura e ao peso desses acessórios.

A iluminação eficiente é uma iluminação que harmoniza com a decoração e, ao mesmo tempo, não deixa de atender as necessidades básicas. Pode ser utilizada para criar cenários, destacar elementos, dividir o ambiente, definir áreas de circulação e realçar detalhes como revestimentos de parede, quadros ou obras de arte.

Lembre-se da imagem da sua marca e do tipo de cliente que pretende alcançar. A isto, introduza os quatro elementos de design destacados: vai perceber que, em equilíbrio, vão influenciar a aparência e sensação do seu espaço Horeca.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *