Desconfinamento impulsiona operação na restauração e alojamento

Por a 12 de Maio de 2021 as 9:25

O fim das medidas restritivas impostas no seguimento do confinamento por causa da pandemia da COVID-19 e a consequente reabertura da restauração, que começou no passado mês de abril, impulsionaram os negócios de restaurantes, cafés, pastelarias e alojamentos, de acordo com o último inquérito realizado pela AHRESP aos seus associados.

A associação admite que “o inquérito mensal da AHRESP relativo ao mês de abril indica melhorias face aos inquéritos anteriores” mas sublinha que, apesar dos indicadores mais otimistas, a situação é ainda preocupante com “26% das empresas da Restauração e 11% das empresas do Alojamento mantêm intenções de requerer insolvência”.

Metade das empresas de restauração (52%) registaram quebras de faturação acima dos 40% no passado mês de abril 11% das empresas não conseguiram efetuar o pagamento dos salários em abril e outras 11% só o fez parcialmente.

Já no alojamento turístico, 43% dos inquiridos não registou qualquer ocupação no passado mês e 27% indicou uma ocupação até 10%. Para o mês de maio, 32% das empresas estimam uma taxa de ocupação zero, e 28% das empresas perspetivam uma ocupação máxima de 10%. Para 40% das empresas inquiridas, a quebra de faturação do mês de abril foi acima dos 90%.

Leia também: AHRESP Pede Apoios Ao Governo Para Empresas De Alojamento E Restauração De Odemira

A AHRESP explica ainda que os bares e discotecas, fechados há mais de um ano, aguardam condições para voltar a abrir portas. “Não podemos deixar passar em claro que algumas atividades, como é o caso da animação noturna, ainda se encontram impedidas de funcionar, legalmente encerradas, e que anseiam desesperadamente por condições que lhes permitam retomar a sua normal atividade”.

A associação pede ainda “apoios mais robustos, que permitam a manutenção dos negócios, contribuindo para a desejável retoma económica”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *