NEST cria webapp grátis para ajudar alojamentos a atender hóspedes com necessidades especiais

Por a 30 de Abril de 2021 as 10:45

O NEST – Centro de Inovação do Turismo e a Associação Accessible Portugal (associação para a promoção de um turismo para todos), em parceria com o Turismo de Portugal, desenvolveram uma webapp gratuita para capacitar os colaboradores de alojamentos turísticos, desde hotéis ao alojamento local, sobre a temática da acessibilidade, com vista a melhorar a experiência do hóspede com necessidades específicas na fruição do espaço. A aplicação pode ser utilizada por qualquer pessoa através do link.

A diversidade funcional humana e a diversidade de necessidades específicas que os hóspedes podem apresentar quando chegam a um alojamento turístico, carecem de um atendimento adequado de modo a garantir a qualidade do serviço turístico inclusivo. Nem sempre é possível a todas as empresas do setor o investimento em formação ou equipamento que permita responder a todas as dificuldades dos seus hóspedes.

Com foco nesse problema, o NEST – Centro de Inovação do Turismo e a Associação Accessible Portugal juntaram-se para criar uma solução – a webapp GuestAccess que ajuda os colaboradores a tomarem as medidas corretas para cada tipo de incapacidade. De forma a incentivar um maior conhecimento das atitudes adequadas a adoptar em cada caso, os colaboradores poderão responder a um quizz e saber a sua pontuação, tomando assim consciência da sua aptidão para receber esses hóspedes.

“Caminhar para um turismo mais inclusivo é uma das prioridades do turismo nacional e consequentemente do NEST. Com este projeto, conseguimos tornar acessíveis uma série de boas práticas simples de implementar e que podem fazer toda a diferença na experiência de um hóspede com necessidades específicas”, explica Roberto Antunes”, explica Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.

Com o envelhecimento da população e consequentemente dos turistas atuais e potenciais, aumenta a urgência de saber dar resposta às necessidades específicas de acessibilidade, de ordem motora, auditiva, visual e cognitiva que os clientes vão apresentando. Nesse sentido, todas as iniciativas para sensibilizar e formar o staff para a temática são cruciais. 

Com a solução agora disponível, os colaboradores ficam aptos para assegurar o atendimento correto dos hóspedes com necessidades específicas, durante toda a sua estadia no alojamento turístico, garantindo assim uma melhor fruição turística de cada destino. 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *