Há uma nova plataforma sobre desperdício alimentar

Por a 21 de Abril de 2021 as 17:14

O desperdício alimentar representa 1,3 mil milhões de alimentos desperdiçados por ano que, se aproveitados, poderiam alimentar 3 mil milhões de pessoas. Uma realidade que esteve na base da criação em Portugal do Movimento Unidos Contra o Desperdício (MUCD) que lança uma plataforma digital que agrega toda a informação útil e relevante e pretende ser o site de referência em Portugal na luta contra o desperdício alimentar.  

A nova plataforma digital  contém uma área de notícias, dados estatísticos atualizados, informação útil e desenvolvida sobre a temática por entidades nacionais e internacionais. Uma área dedicada às boas práticas para evitar o desperdício alimentar disponibiliza dicas e desafios que ajudam o cidadão comum a melhor compreender como é possível contribuir para a redução do desperdício de alimentos, reduzindo a montante a sua produção e aproveitando as sobras através de receitas que permitem transformar as sobras em pratos saborosos e nutritivos. 

“O novo site vem apoiar, de forma mais sólida, o Movimento na chamada de atenção e consciencialização para uma indispensável mudança de atitudes e comportamentos. A informação disponibilizada pretende impactar todos os intervenientes, apelando, através de diferentes conteúdos, a um maior sentido de responsabilidade coletiva em torno do desperdício alimentar, que sendo um absurdo económico, implica o desperdício de recursos e tem impactos a nível social e ambiental”, refere Francisco Mello e Castro, do Movimento Unidos Contra o Desperdício.

O Movimento Unidos Contra o Desperdício nasceu no primeiro dia, instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, a 29 de setembro de 2020, fruto do envolvimento de 10 entidades fundadoras de diversos setores que se uniram. O seu objetivo é  chamar a atenção, consciencializar e mudar atitudes, ao longo de toda a cadeia, impactando todos os intervenientes: os que produzem, os que fabricam, os que transformam, os que embalam, os que transportam, os que consomem, os que descartam os resíduos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *