ADHP defende que recursos humanos voltarão a ser problema no setor no pós-pandemia

Por a 20 de Abril de 2021 as 10:15

Os recursos humanos na hotelaria voltarão a ser um problema já este ano e  este é um dos principais motivos de preocupação para a Associação dos Diretores De Hotéis de Portugal (ADHP), no  pós-pandemia, que apela à responsabilização do governo nesta temática .

“Esperamos que passada a pandemia a secretaria de Estado [do Turismo] volte às promessas que tinha de incluir na revisão da proposta dos pontos para a classificação dos empreendimentos turísticos, uma área de recursos humanos. Esse será o grade desafio dos próximos tempos, saber como é que estamos a nível de recursos humanos depois desta pandemia”, referiu esta terça-feira, 20, Raul Ribeiro Ferreira, presidente da associação, no  discurso de abertura do II Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal Júnior, a decorrer no Porto.

O responsável alertou para a urgência da aposta na formação dos trabalhadores  e relembrou os objetivos traçados para a profissionalização do setor . “O futuro vai ser mais difícil do que era aqui há uns tempos. Mas não só na procura do turismo, porque esse irá voltar com alguma rapidez e celeridade. Vai ser difícil em termos de recursos humanos e este ano vamos ter de volta o problema dos recursos humanos e da mão-de-obra. Não nos podemos esquecer de um estudo que o Turismo de Portugal fez, que apontava que em 2027 passássemos  de 50% de indiferenciados a trabalhar na nossa área para 25%. Que o nível de pessoas com formação passasse para 53% no nível médio e 22% no nível superior. Este tem de continuar a ser um desafio para todos nós”, apontou.

Raul Ribeiro Ferreira voltou a sublinhar a importância da criação de uma Ordem que regule a profissão. “A nossa vontade é caminharmos para a Ordem dos Diretores de Hotel, não abandonaremos essa posição. Só descansaremos quando atingirmos esse objetivo”, garantiu lamentando ainda “o erro que foi feito com a revogação do decreto-lei 271/82 que regulamentava a existência da profissão de diretor de hotel e a sua função”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *