“Quando temos a distinção do guia Michelin é evidente que a pressão aumenta”

Por a 16 de Abril de 2021 as 8:44

É o mais jovem chef português distinguido pelo reputado Guia Michelin. Aos 34 anos, Tiago Bonito, lidera a cozinha do Largo do Paço, em Amarante, que integra o Hotel Casa da Calçada, Relais & Chateaux. Natural de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, soma, no currículo, as cozinhas do Vip Grand Hotel Lisboa & Spa, do Vilarara Thalassa Resort, no Algarve e da Pousada de Lisboa. Foi subindo pelo mapa nacional e há quatro anos parou em Amarante, no estrelado Largo do Paço. O chef prepara agora a reabertura do restaurante com uma nova carta na manga.

Em 2017 trocou Lisboa por Amarante e assumiu a cozinha do Largo do Paço. Quem era o chef Tiago Bonito há quatro anos e quem é hoje?
Eu sou o mesmo cozinheiro apaixonado pela minha profissão, sou a mesma pessoa hoje que era em 2017 com as mesmas qualidades e defeitos, sempre à procura de dar o meu melhor todos os dias na cozinha. Adoro receber os meus clientes e falar um pouco com eles, procurar novos desafios e técnicas, motivado, criativo e dinâmico.

Quais foram os maiores desafios que enfrentou?
Todos os dias acho que somos postos à prova tanto na nossa própria vida pessoal como na profissional. É um desafio constante, ainda mais quando estamos num patamar alto, a exigência e expetativas são muito altas e o nosso maior desafio é não desiludir e sim superar as expetativas e esse é o meu desafio diário.

Quando trocou a cozinha da Pousada de Lisboa pelo Largo do Paço disse precisar de tempo para crescer, longe da azáfama lisboeta. Conseguiu esse tempo e esse crescimento que procurava?
Sim, consegui esse tempo para estar mais tempo na cozinha, pesquisar mais, estudar mais, ter oportunidade de experimentar novas técnicas e produtos, e, naturalmente, o meu crescimento e conhecimento foi aumentando. Sempre fui uma pessoa muito exigente e um pouco ambicioso por querer aprender mais e ter uma base de conhecimentos.

O facto de abraçar uma cozinha estrelada fê-lo mudar o seu ‘modus operandi’?
Não, porque a pessoa que era em 2017 foi o que me fez ser hoje, naturalmente evolui mas sempre com a mesma filosofia e ideologia

Esta distinção do Guia Michelin impõe pressão no seu quotidiano ou limita-o, de alguma forma?
Numa cozinha já o próprio ambiente é um ambiente de alguma pressão, e quando temos a distinção do guia é evidente que a pressão aumenta e temos de ter em atenção todos os pormenores e apontamentos pois essa é a experiência que queremos dar aos nossos clientes.
Não me limita, pois, trabalhamos em equipa e fazemos sempre o nosso melhor todos os dias.

Como encara o facto de ser o mais jovem chef português com uma estrela Michelin? Sempre foi um objetivo?
Muito sinceramente não penso muito nisso, é algo que me orgulho muito naturalmente. É o reconhecimento de muito trabalho e considero que era mais um sonho pois este objetivo é um resultado do trabalho de uma equipa que em conjunto trabalha diariamente para que isto seja possível.

Neste âmbito, quais são as suas perspetivas? Ganhar a segunda estrela é uma meta ou não pensa nisso?
As minhas perspetivas são dar o meu melhor com a minha equipa e fazer todos os dias os meus clientes felizes e que a minha comida faça parte das suas experiências gastronómicas, e que tenham memórias disso. O resto é fruto de muito trabalho e muita consistência.

Habituado a um horário exigente, diariamente, como viveu este último ano de confinamento?
Este ano vivi um ano de muitas incertezas, mas sempre otimista e pensando num futuro melhor.
Os impactos foram mais sobre o meu quotidiano, habituado a uma vida rodeado de pessoas, de partilha e adrenalina profissional e, de repente, a pandemia retirou-me uma grande parte das minhas rotinas. Mas tenho a sorte de todos os dias poder ir para o fogão e fazer o que mais gosto.

Acredita que estes longos meses de confinamento vão impactar, de algum modo, a restauração, nomeadamente no que diz respeito à experiência que é esperada pelos clientes ou aos produtos que são consumidos?
Acredito que a restauração vai ter novamente procura e os nossos clientes nos vão procurar pelo que somos e pelo trabalho que temos vindo a construir aos longo destes anos, as baixas vão ser mais que evidentes no turismo e tudo o que o rodeia.

Está já a preparar o regresso ao Largo do Paço. Tem consigo a mesma equipa?
Sim, estamos a preparar a reabertura do Largo do Paço com a nova carta de Primavera, a equipa mantém-se a mesma, a unidade fez um esforço para garantir os postos de trabalho para que assim possamos manter sempre a mesma qualidade e consistência.

O que pode deslindar sobre o novo menu que está a desenvolver para a reabertura?
Estamos a trabalhar na nova carta de Primavera para que assim que possível possamos abrir as portas e receber os nossos clientes. O nosso foco está em apoiar os pequenos produtores e trabalhar com produtos locais, pois tenho consciência de que o primeiro mês será um novo período de adaptação. De momento a produção é mínima porque o setor parou e teremos alguma falta de matéria-prima. O nosso novo menu recai muito sobre o mar e o seu potencial, desde o peixe curado em koji, caldos de algas costeiras e os nossos mariscos desde do lingueirão em escabeche ao carabineiro grelhado.

Quais são as suas expetativas para este ano e para a reabertura do restaurante?
Tenho boas expetativas para este ano, pois em 2020, apesar das limitações e restrições, tivemos muita procura e apoio dos nossos clientes.

Quais são os seus objetivos futuros? Que outros projetos gostaria de abraçar?
Os meus objetivos no futuro passam por continuar a fazer o que gosto e desenvolver mais a minha paixão pela cozinha. Os projetos de gostava de abraçar passam por ter uma cozinha mais sustentável e orgânica em que o cliente possa ver por perto as diversas fases.

Vê-se a abrir um restaurante em nome próprio, no futuro?
Não penso muito nisso neste momento, se tiver que acontecer que seja, mas não faz parte dos meus planos, para já

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *