Novo Sensi Azores Nature & Spa faz apelo às sensações

Por a 5 de Abril de 2021 as 9:23

São raras as pessoas que viajam até aos Açores e não se apaixonam por pelo menos uma das suas nove ilhas. Foi o que aconteceu com o casal Miguel e Teresa Urbano, que se apaixonou pela ilha de São Miguel e ali quis construir um projeto distinto, mas sobretudo único e em conexão com a natureza.

O Sensi Azores abriu portas a 21 de fevereiro de 2020, mas logo teve de encerrar devido à pandemia da COVID-19, tendo reaberto desde o verão até ao fim do ano. Um ano volvido, os proprietários do estabelecimento turístico esperam que esta nova reabertura, que aconteceu no passado dia 5, se faça sem interregnos, ainda que a imprevisibilidade relacionada com os tempos que se vivem seja uma presença assídua.

Miguel e Teresa Urbano acreditam que o espírito que incutiram neste projeto turístico o torna diferenciador e alinhado com as tendências do mercado. Aquela que era uma antiga quinta em ruínas deu origem a uma unidade que promove um verdadeiro apelo às sensações, sempre com a autenticidade como companheira. Todos os detalhes do Sensi Azores foram pensados para despertar sensações, sendo a luz que circula pela unidade, inclusive nos quartos, é “um dos elementos fortes do hotel”. A luz, que esteve ao cuidado da ‘lightning designer’ Joana Forjaz, “casou com o conceito que tínhamos de ser um hotel de acolhimento, em que as pessoas se sentissem em casa”. Os 21 quartos do Sensi Azores oferecem, inclusive, vários cenários de luz que proporcionam uma “sensação de bem-estar”.
Preservando o autêntico e, consequentemente, o edificado original, os 10 mil metros quadrados de propriedade contam com dois mil metros quadrados de construção toda ela pensada ao pormenor pelo arquiteto Luís Almeida e Sousa, mas também com o cunho dos proprietários.

De forma a respeitar a estrutura do edifício, o Sensi Azores oferece assim oito tipologias distintas divididas pelos seus 21 quartos: a Atlantic Deluxe Villa, a antiga cozinha exterior da quinta que deu lugar a uma ‘villa’ com quarto, sala de estar, quarto de banho e kitchenette; Casa Grande Garden Room; Casa Grande Top Rooms; Atlantic Master Room; Atlantic Deluxe Rooms; Atlantic Rooms; South Deluxe Rooms; e Arch Rooms. Nestas últimas quatro tipologias, alguns dos quartos são comunicantes, estando dispostos em redor de um pátio interior com jardim, têm decks privativos, e, sete deles dispõem de uma pequena piscina privativa aquecida. As vistas dos quartos podem ser para o jardim, campo ou para o oceano.

O Sensi Azores oferece ainda um restaurante, bar com uma sala de estar e no exterior uma esplanada, mas também a recepção no edifício principal. A antiga casa do caseiro deu origem ao spa, que dispõe de uma sala de massagem de casal e outra individual, mas também uma sauna e banho turco, e ainda uma piscina interior aquecida com uma cascata de água com vista mar. No exterior existe ainda uma piscina com espreguiçadeiras que, devido à localização da unidade na costa poente da ilha, lhe confere um palco privilegiado para assistir ao pôr-do-sol.

A possibilidade de ser uma unidade versátil e flexível, foi o que fez com que os proprietários optassem pela classificação como alojamento rural, conferindo-lhe um espírito mais descontraído. “Quisemos fazer uma unidade ao nosso gosto, sem a imposição de regras”, dizem Miguel e Teresa Urbano, sustentando, contudo, que o Sensi Azores cumpre vários requisitos para ter uma classificação superior, sobretudo no que refere às dimensões dos quartos e ao serviço oferecido.

Experiência
“Queremos que as pessoas entrem e percebam a vibe do hotel. É um hotel que tem música ambiente, tem essa luz, as pessoas entram num espírito específico e queremos que as experiências também tenham esse carácter de autenticidade”, salientam. É neste sentido que procuram oferecer um leque de experiências aos seus hóspedes que promovam o autêntico. O Sensi Azores pretende assim ser um facilitador para o seu hóspede viver a experiência Açores na sua plenitude. Para tal, Miguel e Teresa Urbano estão a desenvolver parcerias com ‘players’ da região que ofereçam experiências ‘taylor made’ em detrimento das experiências massificadas. “Queremos enriquecer a experiência do hotel, encontrar todos os parceiros que nos permitam oferecer essas respostas mais únicas”, descrevem, estando algumas parcerias com os parceiros locais ainda a ser desenvolvidas.

Turismo de aventura, pesca em alto mar, passeios a cavalo, observação de cetáceos, mergulho são algumas das atividades a serem disponibilizadas na unidade. Mas não só. Nestes fins-de-semana até ao mês de abril, o Sensi Azores está a ser palco de um ‘mindset immersion’, um ‘retreat’ que lhe garante a ocupação máxima até ao próximo mês.

Procura
Quanto à procura, Miguel e Teresa Urbano referem que a reabertura do Sensi Azores está a “correr bem”. “Este mês, estamos com a procura muito intensa e estamos até a rejeitar períodos na Páscoa”, indicam, revelando que o mercado nacional e açoriano têm sido os que mais procuram a unidade. Inicialmente concebida para se posicionar junto do mercado americano e alemão, que tem um maior poder de compra, a unidade ajustou o seu preço para captar o hóspede português.

A procura tem sido sobretudo de última hora, o que tem dificultado as previsões de ocupação que a unidade vai ter. Esta dificuldade reflete-se na gestão dos funcionários da unidade, o principal desafio que os proprietários se têm deparado nesta altura. “A estruturação da componente humana é que nos cria algum stress”, destacam, indicando que “não podemos dar mau serviço, temos de garantir uma estrutura humana, mas também não podemos ir para o máximo sem saber se temos sustentabilidade na procura”. “Essa parte de ajustamento em termos de gestão é a componente mais delicada em termos de adaptação a esta situação”, sublinham.

Quanto ao decorrer do ano, os proprietários revelam-se optimistas, apesar de admitirem ser difícil antever qualquer cenário no que à procura diz respeito. “Não podemos prever o que vai ser o nosso agosto, o que é certo é que temos visto o crescimento das reservas à medida que o tempo se vai aproximando do ‘check-in’. Estamos muito satisfeitos com a reação”, afirmam.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *