Restaurantes com esplanada têm luz verde para abrir a 5 de abril

Por a 12 de Março de 2021 as 8:59

Os restaurantes com esplanada, cafés e pastelarias receberam luz verde do governo para reabrir a 5 de abril. O primeiro-ministro, António Costa anunciou  na noite desta quinta-feira, 11, as várias fases do plano de desconfinamento – que arranca já no dia 15 de março e estende-se até 3 de maio – e deixou em cima da mesa as tão aguardadas diretrizes para a restauração.

Desta forma, todos os estabelecimentos que tenham esplanada são os primeiro a ter autorização para abrir portas e servir os clientes no exterior num máximo de quatro pessoas por mesa.

O serviço no interior destes estabelecimentos só será permitido na próxima fase, a 19 de abril, ainda que com restrições horárias: durante a semana até às 22h00 e nos fins-de-semana e feriados até às 13h00. Nesta altura, o número de pessoas permitido nas esplanadas sobre para seis enquanto que no interior mantém-se a regra das quatro pessoas por mesa.

A última data do calendário anunciada por António Costa, para já, é o dia 3 de maio, altura em que será permitida a permanência de seis pessoas por mesa no interior destes estabelecimentos enquanto que no exterior sobe para 10 o número de pessoas permitido por mesa. As restrições horárias serão também abolidas nesta fase.

Para já, os restaurantes mantêm-se encerrados ao público, com autorização para continuar a operar em regime de delivery e take-away. No entanto, a partir de segunda-feira, dia 15, já é novamente autorizada a venda ao postigo.

António Costa anunciou que este seria um plano “a conta-gotas” mas reiterou que “tem a medida certa” para garantir um desconfinamento em segurança embora tenha admitido  que pode não agradar ao setor da restauração.

“O rápido demais e o lento demais é sempre uma apreciação do copo meio cheio e do copo meio vazio. Caso se pergunte a um profissional da restauração ou do comércio, eles dirão seguramente que este plano é lento demais. Mas outras pessoas entenderão que é rápido demais”, disse.

O primeiro-ministro sublinhou que este plano é passível de ser alterado tendo em conta a evolução da situação pandémica no país e que, caso haja um retrocesso, estas medidas serão revistas e novas restrições poderão ser aplicadas. Este cenário estará em cima da mesa caso sejam ultrapassados os 120 novos casos de infeção diários por 100 mil habitantes a 14 dias ou sempre que o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus  ultrapasse o 1.

Recorde-se também que recentemente a Câmara Municipal de Lisboa aprovou um apoio a fundo perdido, o Programa de Apoio à Instalação e Melhoria de Esplanadas, com o objetivo de financiar a aquisição de mobiliário de esplanadas abertas.  As candidaturas  decorrem até 31 de outubro de 2021.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *