Viajar nas férias de Verão em 2021: o que já se sabe e o que esperar

Por a 2 de Março de 2021 as 10:15

A vacina contra a Covid-19 é um raio de sol num céu carregado de nuvens, mas os atrasos nas campanhas de vacinação prometem protelar a tão ansiada normalidade durante mais algum tempo.

O turismo, um dos setores que mais se tem ressentido com a pandemia, é um dos principais interessados num rápido regresso à normalidade, mas ainda subsiste um elevado grau de incerteza quanto ao tempo e moldes em que se efetuará.

O que sabe sobre viajar nas férias de Verão?

Todos ansiamos pelo momento em que possamos viajar livremente sem preocupações com quarentenas obrigatórias ou restrições de última hora como aquelas que dia sim, dia não, os mais variados governos mundiais vão impondo.

No momento em que escrevemos este artigo tal ainda não é possível. As saídas de portugueses do país para lazer estão liminarmente proibidas com excepção das viagens relacionadas com trabalho, repatriamento/regresso a casa, transporte de correio/mercadorias e fins humanitários e de emergência.

Ainda que estas regras não estivessem em vigor, as viagens para fora do país enfrentariam uma série de restrições que variariam de país de destino para país de destino, uma vez que existem um sem número de nações que proíbem a entrada de portugueses no seu território e outros que os obrigam a quarentenas obrigatórias.

Além disto, há ainda a contar com o surgimento de novas estirpes em países como o Brasil ou a África do Sul que vêm acumular proibições e restrições às viagens.

Afirma a Comissão Europeia que, para retomar uma vida quase normal e social, são necessárias duas coisas: passar por esta fase e respeitar os comportamentos sociais para evitar a contaminação, e dar, a quem quiser deslocar-se, garantias de que não é portador do vírus, para si e para outro.

Se os confinamentos obrigatórios prometem ajudar o alastramento da pandemia diminuindo o número de infetados, as garantias passam obrigatoriamente pela rapidez não só das campanhas de vacinação a nível global, como da disseminação da testagem em massa.

As vacinas contra o coronavírus estão a ser administradas, mas vai demorar meses até que a imunização permita às pessoas viajarem de avião ou embarcarem em cruzeiros. Para já, em espaço europeu, apenas três vacinas (Pfizer, Moderna e AstraZeneca) foram autorizadas, esperando-se que, até junho, mais duas se juntem a esta lista. Contudo, ultrapassada a questão do desenvolvimento da vacina, agora o problema é a produção insuficiente que está a preocupar as autoridades.

Apesar dos atrasos nas campanhas de vacinação e das restrições impostas que ajudam a montar uma realidade não muito apetecível para o turismo, as expectativas dos dirigentes europeus escrevem um guião mais otimista.

O que esperar?

Depois de um verão de 2020 em que Portugal perdeu mais de 10 mil milhões de euros em receitas turísticas, as expectativas para a época do turismo este verão são, naturalmente, modestas.

No intuito de mitigar as perdas e dar aos turistas um verão mais “normal”, a Comissão Europeia está a estudar um conjunto de recomendações para viajar sem restrições na estação estival, incluindo um certificado de imunidade ao coronavírus ou um teste rápido.

Apesar das muitas críticas, a apresentação de um certificado de imunidade aquando da entrada num avião está a colher cada vez mais unanimidade entre governos e companhias aéreas. Na prática, este tipo de certificado vem obrigar quem pretenda viajar a vacinar-se de antemão.

Menos polémicos, a aplicação de testes rápidos fiáveis e tão precisos quanto possível, já estão em marcha e, caso a produção e distribuição o permitam, farão parte do dia-a-dia do turista versão 2021.

Como se percebe, viajar nas férias de Verão em 2021 não terá equivalente com a rotina pré-Covid, mas também não será um cabo das tormentas como aquilo que se verificou no ano passado.

Assim, munidos de esperança na ciência, máscara, álcool gel e um certificado de imunidade ou teste rápido, os mais otimistas podem começar a pensar em poupar para adquirir o seu pacote de férias/viagem ou, em alternativa recorrerem a uma linha de crédito, especialmente se não tiver comissões de abertura e vier com Seguro de Proteção Financeira e mensalidades constantes.

Estas são algumas das características da linha de crédito Unibanco. Com esta solução de financiamento Unibanco poderá transferir para a sua conta à ordem um montante entre €500 e €4.500, com a possibilidade de escolher entre 4 datas de pagamento disponíveis: dia 7, 15, 22 ou 29 de cada mês.

Todo o processo de adesão é simples e passa pelos meios digitais. Depois de fazer uma simulação na página do Unibanco e realizado o pedido para a sua Linha de Crédito online, proceder-se-á a uma cuidada análise financeira. Caso o crédito seja aprovado, o montante é transferido rapidamente para a conta bancária que indicar.

Autor: uniK SEO

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *