Praça Hoteleira traça planos de crescimento com cautela

Por a 4 de Fevereiro de 2021 as 14:40

Há mais de 60 hotéis cuja abertura está confirmada para 2021. Contudo, a maioria dos hoteleiros prefere não arriscar em previsões e mantém os próximos passos em segredo.

Em janeiro de 2020 a expetativa estava ao rubro: previa-se um forte ano de crescimento, “o melhor de sempre”, diziam muitos. Projetava-se a expansão da praça hoteleira nacional com 170 novas unidades até 2023 e expectava-se que o investimento imobiliário no setor atingisse “um novo recorde histórico” de 500 milhões de euros, dizia a consultora CBRE. Pouco mais de três meses foram suficientes para defraudar as previsões otimistas e abrir-se um novo ciclo pautado pela incerteza.

Ainda assim, até dezembro de 2020 foram transacionados no setor 360 milhões de euros, valor que representa o segundo maior de sempre em Portugal, de acordo com a Cushman & Wakefield. A maior fatia, 300 milhões de euros, diz respeito à venda do Grupo Hotéis Real à empresa de gestão hoteleira Palminvest. Para este ano, a consultora diz esperar “uma manutenção do volume de investimento em hotelaria face a 2020, com tendência de crescimento para 2022”.

Vários especialistas do imobiliário admitiram num trabalho recente publicado pela Publituris Hotelaria (edição 176) que os investidores estrangeiros estão de interesse aguçado no país e esperam que os próximos tempos se revelem de boas oportunidades para a aquisição de ativos a preços mais convidativos. É a partir daqui que se deverão desenvolver os próximos investimentos na hotelaria nacional neste período conturbado de incerteza: os ‘players’ nacionais repensam os seus planos de crescimento com alguns projetos adiados ou cancelados enquanto que os investidores estrangeiros se preparam para entrar em cena.

A Publituris Hotelaria inquiriu mais de 80 grupos hoteleiros nacionais, promotores, investidores, imobiliárias, câmaras municipais, arquitetos e associações para tentar tirar o pulso àquele que será o plano de aberturas para os próximos meses.

Leia o artigo completo aqui. 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *