Pandemia faz aumentar as reservas diretas de hotéis

Por a 2 de Fevereiro de 2021 as 10:11

No ano passado, as reservas diretas posicionam-se como segundo maior produtor de receitas de reservas para hotéis nacionais, a seguir à booking. A conclusão é da SiteMinder,  plataforma de aquisição de hóspedes, que revelou as listas dos canais de distribuição que trouxeram a maior receita de reservas para hotéis a nível mundial e em Portugal, em 2020, desde que, em abril, reabriram as reservas hoteleiras.

“No ano passado em Portugal, após a reabertura das reservas de hotéis em abril, assistimos naturalmente a uma diminuição do número de hóspedes internacionais e, consequentemente, a uma maior relevância de players locais e regionais como o Abreu Online, EC Travel e Portimar. Os consumidores mudaram. Portanto, é fundamental que a indústria hoteleira avalie como e onde vende os seus quartos e garanta que adota os canais de distribuição – globais e locais, diretos e indiretos – com eficácia comprovada em assegurar reservas e receita” ,  refere André Gois, Gerente Nacional da SiteMinder em Portugal,.

Estas listas, que englobam os 20 destinos turísticos mais populares do mundo, revelam uma gama mais ampla de escolhas do consumidor e um afastamento da consolidação dos grandes canais observada em anos anteriores. Este ano aparecem pela primeira vez 32 novos canais de distribuição a nível mundial e outros 20 sobem pelo menos duas posições desde o ano anterior.

As listas anuais evidenciam também o crescimento sustentado das reservas diretas de hotéis, com os sites de hotéis a manterem-se nos cinco primeiros lugares em todos os destinos, ao longo do ano de 2020. Em Portugal, as reservas diretas posicionam-se como segundo maior produtor de receitas de reservas para hotéis nacionais. A posição dos sites de hotéis no ranking subiu consideravelmente em mais de um terço desde abril, quando as reservas de hotéis caíram para menos de 10% dos níveis de 2019 como resultado da pandemia COVID-19.

“As interrupções nas viagens em 2020 permitiram equilibrar a situação para que muitos fornecedores de canais de distribuição pudessem demonstrar o seu valor diferenciador aos consumidores e, consequentemente, aos hotéis”, afirma James Bishop, Director Senior das Alianças Internacionais da SiteMinder. “Com as restrições à mobilidade internacional e o aumento de casos de coronavírus em todo o mundo, muitos consumidores foram atraídos por hotéis nacionais,  cujos websites diretos tiveram sempre um bom desempenho ou, através dos canais de reserva locais que, apesar de uma queda inicial, demostraram uma recuperação com a retoma das viagens. Muitos outros consumidores foram atraídos pelas estadias locais e pela perceção de segurança dos alojamentos no Airbnb. As listas da SiteMinder dos 12 maiores geradores de receita de reservas de hotéis são um testemunho das mudanças  no comportamento e preferências de viagens das pessoas durante este período

Em Portugal, os cinco principais canais de reserva de hotel em 2020, com base na receita bruta total feita para todos os usuários da plataforma SiteMinder, foram o booking, os canais diretos, o Expedia Group, o Hotelbeds e o Jet2holidays

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *