Grupo VELUX e Schneider fazem parceria para a compra de energias renováveis

Por a 28 de Janeiro de 2021 as 13:52

O Grupo VELUX e a  Schneider Electric, que atua na transformação digital da gestão e automação da energia, anunciaram hoje a sua parceria para a assinatura de acordos de compra de energia renovável (PPA – Power Purchase Agreement). Esta iniciativa irá contribuir para os esforços  da empresa de janelas de sótão em cumprir o seu compromisso de obter 100% de eletricidade renovável (RE100) até 2023, como parte do desafio para alcançar a neutralidade de carbono em 2030.

Os futuros PPAs têm como objetivo permitir o desenvolvimento de novos projetos de energia renovável em toda a Europa, com a Schneider Electric a atuar como consultor de compra para o Grupo VELUX ao longo de todo o processo de aquisição. O principal propósito do Grupo VELUX é alcançar a sua meta do RE100 e trazer novas energias renováveis para a rede.

Este novo e ambicioso passo faz parte do compromisso do Grupo VELUX em tornar-se numa empresa 100% neutra em carbono (alcance 1 e 2). Adicionalmente o Grupo está a trabalhar para reduzir para metade as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor (alcance 3) até 2030. Ao mesmo tempo, a empresa, fundada em 1941, irá compensar toda a sua pegada de carbono através de projetos de conservação florestal, identificados e geridos pelo World Wildlife Fund (WWF). Espera-se que, em conjunto, estas iniciativas apoiem o compromisso global do Grupo VELUX de alcançar até 2041 a Neutralidade de Carbono Vitalícia (Lifetime Carbon Neutral).

Os possíveis PPAs visam alcançar uma combinação de tecnologias limpas, e em paralelo a VELUX deseja assegurar um compromisso a longo prazo de compra para a energia a um preço fixo. Um PPA proporciona aos fornecedores de energias renováveis a solidez necessária para estabelecer uma nova geração de energia limpa. Para a VELUX, os PPAs poderão assegurar a estabilidade e a previsibilidade dos preços da eletricidade, bem como permitir à empresa abordar as suas emissões de gases de efeito estufa de alcance 2.

O Grupo VELUX está a levar a cabo novos projetos de energia renovável não subvencionados nos países da UE, garantindo a incorporação de energia limpa na rede e substituindo, deste modo, a energia “castanha” produzida a partir de combustíveis fósseis.

“O planeta enfrenta uma dupla crise climática e da natureza, e estamos comprometidos com fazer a nossa parte para alcançar um futuro mais sustentável,” comenta Jörn Neubert, Senior Vice President for Supply do Grupo VELUX. “Estamos orgulhosos de estar entre as primeiras empresas do mundo, e a primeira empresa na indústria da construção, a assumir a responsabilidade pelas emissões de carbono passadas e futuras através do nosso compromisso Lifetime Carbon Neutral, e tendo esta parceria com a Schneider Electric como parte fundamental de tudo.”

A compra de eletricidade renovável faz parte do compromisso do Grupo VELUX para eliminar a sua dependência em energia produzida por combustíveis. O objetivo inicial é melhorar a eficiência energética em todas as suas instalações, bem como estabelecer aquecimento e eletricidade renováveis, através da utilização de painéis solares. Tudo isto ajudará o Grupo VELUX a atingir o seu ambicioso objetivo de zero emissões de carbono até 2030, em todos os seus centros de operações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *