Opinião | Hotéis “Healthy”: A adaptação à nova normalidade através da tecnologia

Por a 27 de Janeiro de 2021 as 16:53

Neste contexto de COVID-19, os operadores hoteleiros reagem com protocolos reforçados de higiene e segurança, essenciais para garantir hotéis “healthy”. Estes esforços vêm complementar as suas rotinas de limpeza rigorosas e procuram garantir o bem-estar e a confiança, tanto dos hóspedes como dos colaboradores, na realidade atual.

As novas tecnologias para hotéis ajudam a mantê-los “saudáveis”, mudando a forma como recebem, servem e protegem os hóspedes, indo além dos protocolos de saúde e segurança, ajudando a ganhar a sua confiança nestes tempos incertos. Estas soluções cobrem uma variedade de áreas que abrangem não só as instalações do hotel, mas também a experiência dos hóspedes:

  • Soluções para Limpeza do Ar e Superfícies: mantê-los livres de vírus é fundamental para assegurar a saúde, segurança e bem-estar.
  • Produtos Antibacterianos Duradouros: o vírus pode intensificar-se com a exposição a áreas muito tocadas que possam estar contaminadas; no contexto dos hotéis, estas incluem interruptores, termóstatos, controlos na cama e até tomadas. É importante integrar estratégias utilizadas em hospitais e outras instalações que lidam com este risco diariamente, como utilizar acabamentos de vidro temperado ou termoplástico, robustos, fáceis de limpar e com propriedades antibacterianas.
  • Monitorização e Controlo da Qualidade do Ar Interior: uma medida de segurança crítica que ajuda a mitigar os riscos, mantém condições de conforto ótimas e oferece tranquilidade, e quando aplicada nos quartos oferece uma proteção adicional. 
  • Iluminação UV: um desinfetante de nível hospitalar que remove bolor, bactérias e vírus de todo o tipo, tanto de superfícies como do ar. Os hotéis utilizam este método de diversas formas, incluindo para complementar a limpeza regular em zonas de maior fluxo de pessoas. Estas soluções podem ser conectadas ao sistema de gestão do edifício (BMS), para que uma divisão inteira possa ser desinfetada remotamente e sem efeitos negativos para a saúde.
  • Aplicações móveis: as apps dos hotéis podem ser utilizadas para oferecer aos hóspedes uma experiência integrada, que permite fazer o check-in e o check-out, pedir serviço de quartos e controlar funcionalidades do quarto (porta, iluminação, estores, TV, etc.) a partir dos dispositivos móveis.
  • Controlo por Voz: Serviços ativados por voz podem ser integrados no BMS, permitindo uma experiência que dispensa o contacto físico e melhora o conforto e a conveniência dos hóspedes; também pode ser utilizado para gerir diversas funcionalidades ou agendar atividades.
  • Soluções de Gestão de Espaço: sendo o distanciamento social uma questão crucial para os hotéis, existem várias soluções de tecnologia não-intrusiva que ajudam a medir remotamente a contagem de pessoas em diferentes áreas, em tempo real. Assim, permitem definir limites de capacidade e analisar a utilização dos espaços individuais e coletivos.

Não haverá um regresso ao “normal”: os hotéis devem adaptar-se à nova realidade

Nestes meses, a vontade de viajar nunca desapareceu – e agora as pessoas querem regressar ao mundo, visitar amigos e família e criar memórias. Assim, precisam que os hotéis lhes garantam uma estadia que não é apenas confortável e conveniente, mas também segura e saudável.

Estamos já em condições de poder antever que os clientes irão avaliar os hotéis com base num conjunto de padrões completamente renovado. A sua escolha já não vai basear-se maioritariamente na localização, comodidades ou até no preço – mas sim se o hotel lhes oferece verdadeira paz de espírito. E esta só se consegue explorando soluções inovadoras e preparadas para o futuro, que permitam estabelecer o mais alto nível de confiança: este, sim, é o novo normal.

João Rodrigues, Country Manager, Schneider Electric Portugal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *