Despedimentos na restauração podem ultrapassar os 100 mil até março

Por a 13 de Janeiro de 2021 as 9:53

No primeiro trimestre deste ano, 100 mil trabalhadores do setor da restauração vão ser despedidos. O alerta é dado pela PRO.VAR – Promover e Inovar a Restauração Nacional que, face ao novo confinamento anunciado pelo governo, e que prevê o encerramento dos estabelecimentos de restauração, alerta para a exaustão destas empresas.

“Os empresários da restauração, com especial incidência nos restaurantes, afirmam que terão de despedir entre três a quatro trabalhadores por estabelecimento, o que se prevê que os despedimentos ultrapassem os 100 mil trabalhadores neste primeiro trimestre”, alertou a associação, com base nos resultados de um inquérito realizado entre os dias 04 e 10 de janeiro, cita a Lusa.

A PRO.VAR pede ao Governo que apoie as empresas do setor “com caráter imediato” e propõe a “criação de um APOIAR 2.0, para o último trimestre de 2020, atribuindo um apoio de 280 milhões de euros (apoio a fundo perdido dos custos fixos, com idêntica base de cálculo, 20% das perdas que se estimam serem de 1,4 mil milhões de euros, resultado de 70% de perda homóloga no valor de dois mil milhões de euros), dividido por escalões que contemplem tetos diferentes para perdas superiores a 25% e 40%”.

“O enfraquecimento e desaparecimento de milhares de microempresas deixarão marcas profundas, estaremos à beira do fim de um setor tal como o conhecemos, correndo sérios riscos de perdermos competitividade e influência para os mais diretos concorrentes, deixando de estar no ‘radar’ dos principais destinos turísticos mundiais”, disse.

A associação explicou ainda que caso o governo não avance com medidas imediatas, “cerca de um terço das empresas do setor da restauração que já se encontram em incumprimento com o Estado, trabalhadores e fornecedores, colocam a hipótese de não reabrir”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *