Inspire Capital investe 5 milhões de euros no primeiro cinco estrelas da Ericeira

Por a 8 de Janeiro de 2021 as 10:02

É entre a extensa flora verdejante do vale e o com o mar da Ericeira à espreita que vai nascer, no próximo verão, o Immerso. O primeiro cinco estrelas da vila abre portas em 2021, um projeto da responsabilidade da Inspire Capital que contou com um investimento de cinco milhões de euros, sendo que uma fatia de 60% corresponde a capitais próprios. O novo hotel prevê criar 40 postos de trabalho diretos.

A pequena e exclusiva unidade de luxo terá uma oferta de 35 quartos duplos, oito dos quais comunicantes e duas suites. Todas as unidades de alojamento são presenteadas com varanda e vista para o mar e, nalguns casos, existirá ainda um acesso direto para o exterior.

“O hotel pretende trazer à zona uma nova proposta de hospitalidade, mergulhado na paisagem circundante. Todo o projeto foi desenvolvido com preocupações ambientais e em plena harmonia com o meio. Descontraído e com o foco na experiências dos seu hóspedes, está inserido num vale com vista para o mar. O grande luxo é o contacto e o equilíbrio com a natureza, inspiração maior no design de interiores e na escolha de materiais para a decoração, naturais e orgânicos, com texturas de terra e mar”, começa por deslindar Pedro Lopes, senior partner Inspire Capital e responsável pelo Immerso.

O cinco estrelas irá dispor de uma zona ‘wellness’ com spa, banho turco, banho sensorial e três salas de massagens. Todos os tratamentos utilizarão produtos naturais e ‘cruelty free’. Aproveitando a envolvência que convida ao cuidado físico e mental, existe ainda, além de um ginásio, zonas específicas ao ar livre para a prática de yoga e de outras atividades desportivas bem como percursos para caminhadas e bicicletas que apelam à descoberta da zona circundante. O Immerso terá ainda uma sala de reuniões com 55 metros quadrados.

“O hotel foi desenhado para o chamado turismo de casais, dos 30 aos 60 anos com foco na classe média/alta, amantes da natureza, desporto e ‘wellbeing’, portugueses e estrangeiros. Para um público descontraído, para quem o verdadeiro luxo é a harmonia com a natureza e os seus elementos. O Immerso é para o epicurista mas também para o desportista, para o apreciador das pequenas coisas — e das grandes também”, define Pedro Lopes.

O chef Alexandre Silva assina os dois espaços de restauração: um ‘fine dining’ e um restaurante dedicado ao fogo, este último, num conceito que o chef importa da sua mais recente aposta (FOGO Restaurante).
Das novidades, farão parte também uma piscina e bar, uma horta, uma cerveja própria, um ateliê de produção de pranchas de surf e uma pequena loja que visa ser uma montra de produtos regionais e nacionais.

Experiências multissensoriais da cor ao cheiro
Espaços tranquilos sob uma luz calma e em tons neutros. Este é o mote que sustentou o projeto de arquitetura e de design de interiores desenvolvido por Tiago Dias e Bárbara Neto, respetivamente. O cenário que abraça o hotel, pautado pela natureza, ditou a simplicidade do novo espaço que quer ser parte integrante da paisagem e não um elemento exterior.

A arte mora nos vários recantos do Immerso através de peças de artistas portugueses contemporâneos. Iva Viana, João Noutel, Anna Westerlund ou Diana Cunha são alguns dos nomes que podem ser apreciados através das obras que integram a unidade. “O fio de algodão e corda, que se transformam em peças de iluminação, as esculturas de gesso, que trazem forma e volume às paredes, os entrançados nos tapetes, com cortiça e materiais reciclados, compõem um hotel único. Desenvolvemos um projeto com a Sugo Cork Rugs que aposta na criação e produção de tapetes artesanais, com cores e design contemporâneos. A inovação da proposta está na combinação da cortiça, material natural e sustentável, com a lã de origem portuguesa e algodão reciclado”, explica o senior partner da Inspire Capital.

O detalhe sobe de tom com o trabalho do perfumista Lourenço Lucena que ajudou a imprimir um cunho multissensioral com a criação de uma narrativa olfativa que visa ligar os aromas vizinho a campo e mar.

O futuro passa pela natureza
A atual conjuntura, pautada pelos constrangimentos provocados pela pandemia, não retiram o ânimo à Inspire Capital que acredita que este projeto está alinhado com aquela que vai ser a tendência futura da procura.

“Temos consciência que o surto da COVID-19 está a ter um impacto devastador na economia e emprego mundiais, com a indústria do turismo a ser duramente atingida pelas medidas de contenção da pandemia, com uma contração global de 50 a 70% da economia do turismo internacional. Esperamos que o turismo local recupere mais rapidamente e acreditamos que os próximos serão “os anos dos territórios de baixa densidade“, que as pessoas vão procurar destinos ligados à natureza, ao ar livre, e viajar em pequenos grupos. O Immerso está absolutamente nesse segmento.”, atesta Pedro Lopes.

Sobre o futuro, o responsável admite que quer que este seja “o primeiro de muitos hotéis que se seguirão”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *