Convento do Espinheiro: do Alentejo do luxo e da história

Por a 28 de Dezembro de 2020 as 15:11

A meia dúzia de quilómetros do centro de Évora moram meia dúzia de séculos de história. Num imponente convento, agora hotel, que outrora serviu os mais distintos membros da realeza, dos reis e rainhas às princesas e fidalgos. O Convento de Nossa Senhora Espinheiro foi erguido no século XV sob o mote de uma aparição da virgem santa. Da ermida construiu-se a igreja e mais tarde o convento, casa dos monges da Ordem de S. Jerónimo. Há 15 anos abriu como hotel, após uma intensa recuperação pelo grupo Sociedade de Promoção de Projetos Turísticos e Hoteleiros (SPPTH) que ganhou, também, recentemente, a adjudicação do Convento do Carmo, em Moura, no âmbito do programa Revive.

O agora cinco estrelas Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa é abraçado por oito hectares de tranquilos jardins que nos enchem o olho, que convidam a um passeio embalado pelo som dos pássaros e das folhas a cair ou que se enquadram perfeitamente na realização de eventos ao ar livre. Aqui reside uma das mais-valias da unidade, que nos oferece uma serenidade fora de portas, perfeito para quem valoriza o sossego do Alentejo e uns raios de sol a saber a ar puro enquanto namora as árvores de fruto ou as flores da época. Cá fora há ainda uma piscina exterior, campos de ténis e de padel ou um parque infantil.

A oferta de alojamento, que contempla 92 quartos e 10 suites, está dividida em dois estilos. De um lado, os quartos clássicos e de época que acompanham toda a envolvência do espaço conventual. Do outro, há uma ala contemporânea que alberga quartos remodelados, que exibem uma decoração inspirada nos anos 50. Apesar de esta segunda opção acabar por criar uma disrupção com a história do Convento, ficando desenquadrada com a restante decoração em todos os espaços, não deixa de ser uma aposta estratégica e que foi concebida para agradar a mercados e segmentos específicos, alargando o leque de opções de quem decide ficar.

Dentro e fora de portas os pormenores que nos roubam a atenção são inúmeros. Os claustros manuelinos, a imponente igreja, a capela Garcia de Resende, a oliveira milenar, a biblioteca ou o antigo refeitório dos monges convertido em sala de estar. O melhor é aproveitar a visita guiada que inicia diariamente às 17h00 e que guia os hóspedes pelos recantos do Convento do Espinheiro. O passeio termina com um brinde na antiga cisterna, local ideal para contemplar a garrafeira que decora as paredes com os melhores vinhos da região.

O chef Jorge Peças assina os dois restaurantes – Divinus, onde reina o Alentejo à mesa e o Olive que chama a cozinha italiana. Da oferta ‘wellness’ constam uma piscina interior, jacuzzi, sauna e banho turco. O cardápio de massagens inclui tratamentos com azeite da região que não devem ser descurados na estadia.

O Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa é inquestionavelmente uma pérola da hotelaria de Évora, uma escolha ‘premium’ para qualquer propósito que nos leve até terras alentejanas.

Um comentário

  1. Carlos Viegas Alves

    29 de Dezembro de 2020 at 11:14

    Irei tentar lá ficar mais que não seja um fim de semana .
    Conheço por fora e quero conhecer por “Dentro” .

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *