Meliá Braga: “A sólida situação financeira do Grupo Hoti Hotéis é um trunfo para ultrapassar esta fase”

Por a 27 de Outubro de 2020 as 7:00
Delfim Filho, Diretor Geral de Operações Norte, e General Manager do Meliá Braga Hotel & Spa.

Entrevista a Delfim Filho, Diretor Geral de Operações Norte e General Manager do Meliá Braga Hotel & Spa.

O Meliá Braga esteve em operação durante todo o ano, sem nunca encerrar. Qual o balanço do ano para o hotel? De que forma sustentaram a operação durante os meses de pandemia?
O hotel manteve-se sempre em funcionamento desde o início da pandemia para dar apoio aos clientes residentes, a empresas que continuaram a laborar e à equipa de futebol profissional que se instalou no hotel para um estágio prolongado. Foi fundamental nesta fase ter uma equipa muito motivada e polivalente, que se voluntariou para assegurar a operação do hotel, assim como uma liderança forte, que sempre garantiu as melhores condições de segurança e higiene para hóspedes e colaboradores, o que permitiu nunca registar nenhum caso de Covid-19 na equipa.

Tudo aponta para que o Meliá Braga Hotel & Spa acabe o ano de 2020 com quebras nos níveis de ocupação e com uma performance longe da que teríamos num ano normal. Mesmo assim houve períodos com ocupações bastante interessantes, como os meses de verão.

Como correu o período de verão?
Apesar dos resultados deste ano não poderem ser comparados a de anos anteriores, durante o verão, o Meliá Braga verificou uma taxa de ocupação bastante interessante, tendo alcançado os 70% no mês de agosto, proveniente principalmente do mercado interno (67%) e do mercado espanhol (18%).

De que forma se adaptaram à nova conjuntura?
O Meliá Braga Hotel & Spa, tal como todas as unidades do Grupo Hoti Hotéis, focou-se em transmitir confiança e dar segurança aos seus clientes, colaboradores e à sociedade bracarenses, readaptando a sua oferta e processos operativos, permitindo aos turistas de lazer e negócios ficarem hospedados com todo o conforto e segurança. O Meliá Braga é já considerado um case study da hotelaria em Portugal, e temos sido contactados por diversas Escolas de Turismo que pretendem analisar a nossa adaptação à nova realidade pós-pandémica. O importante foi manter um espírito positivo e sempre criando soluções novas de adaptação ao mercado.

Fomos o primeiro hotel do Grupo Hoti Hotéis a obter a Certificação Stay Safe With Meliá do Bureau Veritas, que garante as melhores práticas de prevenção face ao Covid-19, sem afetar a qualidade do serviço e a experiência do cliente. Iniciámos o processo em maio, e este requereu uma grande adaptação do Hotel. Alterámos muitos dos procedimentos e das instalações. Implementámos novos elementos de segurança física, definimos novos fluxos de pessoas para garantir o distanciamento social necessário, instalámos equipamentos e produtos de higiene e desinfeção, e lançámos novos conceitos de gastronomia, alimentação e bebidas.

Todos os elementos de informação foram digitalizados, utilizando ecrãs e QR codes, para que o cliente possa consultar, por exemplo, a lista de serviços do hotel ou os menus do restaurante diretamente no seu telemóvel. Os colaboradores do hotel também receberam um programa intensivo de formação para assegurar o seu conhecimento profundo do programa, dando sempre prioridade à experiência positiva dos hóspedes.

Flexibilizámos a nossa política de cancelamento e adaptámos a nossa oferta às novas exigências e necessidades do mercado. Para evitar esperas no acesso ao Health Club, lançámos o conceito “Bicicleta no Quarto”. No check-in, o hóspede pode solicitar a colocação de uma spin bike no seu quarto, de modo a continuar os seus treinos, em segurança, no conforto do seu alojamento. O serviço inclui água, toalha e acesso ao El Spa. Também os assumimos como um hotel pet friendly, pois, mais do que nunca, as famílias precisam de se sentir em casa e de poderem levar os seus animais de estimação com eles durantes as suas férias.

Que serviços deixaram de oferecer?
Seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde, ainda se encontram encerrados a sauna, jacuzzi e banho turco e os jatos nas piscinas mantêm-se desligados. Limitámos ainda a capacidade das aulas em grupo.

O hotel lançou recentemente um pacote de reuniões empresariais. Esta é uma estratégia para captar o segmento business?
O Meliá Braga sempre teve uma forte procura do segmento business. Na fase mais crítica da pandemia, verificámos uma diminuição da realização de reuniões e outros eventos empresariais presenciais. Lançámos o novo pacote de reuniões Meeting Package como forma de relembrar aos nossos clientes que o Hotel está totalmente preparado para realizar reuniões garantindo todas as medidas de segurança e higiene recomendadas pela Direção-Geral da Saúde. Passamos assim a oferecer condições exclusivas para as empresas reunirem com os seus parceiros, num ambiente seguro, calmo e totalmente higienizado, e também proporcionamos condições exclusivas a profissionais que necessitam de um alojamento de longa duração.

Implementaram o serviço de take-away disponível para várias refeições. Qual tem sido a adesão?
A nossa oferta de take-away tem tido uma grande procura desde o seu lançamento em plena pandemia. Nessa altura, a entrega de comida em casa passou a ser uma das poucas opções disponíveis para os bracarenses desfrutarem dos seus pratos favoritos dos seus restaurantes de eleição. Repensámos a nossa oferta de restauração e criámos um delivery menu com uma grande variedade desde sopas, saladas, opções de carne/ peixe/ healthy e sobremesas. É possível encomendar, através do UberEats e Take Away, para entrega em casa ou no escritório, o pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. E os bracarenses continuam a aderir ao serviço.

Que outras estratégias têm delineadas para fazer face aos próximos tempos que se preveem de pouco turismo?
A nossa verdadeira estratégia foi não fechar, não baixar a qualidade e transmitir segurança e confiança aos nossos clientes e colaboradores. Ajustámos as tarifas e tivemos uma grande atenção às famílias com crianças e animais de estimação. Por exemplo, temos sempre animação aos fins de semana e mantemos a nossa preocupação com o detalhe. Acreditamos numa retoma gradual, pois Portugal, e a região Norte, são destinos turísticos consolidados e de grande atratividade. Esperamos o regresso das reuniões e outros eventos. Mas é difícil fazer previsões a longo prazo pois os cenários do país e do mundo estão em constante mudança.

Quais as perspetivas para os próximos tempos? Têm reservas expressivas até ao final do ano?
Encaramos o futuro com muita ponderação. Sabemos que os turistas programam as suas estadias e viagens com cada vez menos antecedência e que lidamos com maiores taxas de cancelamento devido à situação de calamidade que vivemos. Mas com resiliência e empenho, iremos fazer face a este período desafiante. Mesmo assim, as taxas de ocupação até ao final do ano estão dentro do que era expectável nesta fase. Criámos programas para todas as épocas especiais (Halloween, Natal, Réveillon, Jantares Vínicos , Semanas Gastronómicas) encarando com positivismo o futuro, e respeitando sempre as indicações da DGS.

Quais os maiores desafios que têm pela frente?
Os próximos meses são de incerteza para a Hotelaria, com a pandemia a desincentivar viagens. Este clima requer uma gestão muita criativa e flexível. A nossa prioridade será sempre encontrar soluções que deem segurança a todos, e conseguir superar esta crise. A sólida situação financeira do Grupo Hoti Hotéis é, naturalmente, um trunfo muito importante para ultrapassar esta fase mais difícil.

Um comentário

  1. Antonio Pereira

    27 de Outubro de 2020 at 12:42

    Este hotel é um “marco” na cidade de Braga.Utilizei e comprovei a qualidad e dos seus serviços em diferentes situações. Uma excelente gestão com uma equipa liderada por um jovem hoteleiro descendente de uma familia hoteleira e com um grande futuro neste ramo de atividade
    Muitos parabens e muito sucesso para todos.

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