Proibição de circulação: AHP quer exceção para quem tem reservas em hotéis

Por a 26 de Outubro de 2020 as 12:15
Raul Martins, presidente AHP

Face a medida imposta pelo Governo de proibição de circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal apela à necessidade de “ponderação dos impactos que a medida pode acarretar nas reservas em estabelecimentos hoteleiros”.

Para o presidente da AHP, Raul Martins, “é necessário acautelar que as poucas reservas efetuadas para esse período possam ser concretizadas, permitindo aos hóspedes deslocar-se dos seus concelhos de origem para aqueles onde os estabelecimentos se localizem. Temos associados que nos sinalizaram a imensa perturbação e cancelamentos que a proibição anunciada, mas ainda não publicada, gerou nas reservas previstas de pequenos grupos, nacionais e estrangeiros, junto de alguns estabelecimentos”.

Salientando que, além de turistas nacionais, há também turistas internacionais, que se deslocam de carro, autocarro e mesmo de avião, o responsável da AHP sublinha que “será necessário garantir que estas deslocações possam ser asseguradas, com o comprovativo de reserva nos hotéis, em data prévia ao anúncio da medida. Temos por garantido que os Hotéis cumprem todas as regras da DGS e do Governo, são certificados com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal e existirá um geral cumprimento das regras de não deslocações Inter concelhos senão para esse fim de alojamento”. O presidente da AHP reforça: “Depois de termos concluído que estamos a enfrentar uma previsível quebra de dormidas neste ano que pode chegar a 46,6 milhões, e a uma perda de receita da ordem de 3,6 mil milhões de euros, seria uma inconsciência não segurar as poucas oportunidades que ainda temos”, concluindo “somos seguramente os primeiros interessados em que exista um generalizado cumprimento das regras que permitam controlar o crescimento da pandemia no nosso país, todavia tal não se pode fazer com o sacrifício cego das poucas unidades hoteleiras e trabalhadores que lutam por manter as portas abertas”.

A AHP já fez chegar estas preocupações  à secretária de Estado do Turismo e “espera que a redação da Resolução do Conselho de Ministros excecione da proibição geral as deslocações que tenham em vista o alojamento em empreendimentos turísticos no período em questão”.

Um comentário

  1. Isabel Xavier

    28 de Outubro de 2020 at 7:02

    Bom dia estão com plena razão.. O turismo dá uma boa receita a Portugal.. É é preciso aproveitar os clientes que aparecem e têm reservas.. Vamos ponderar..

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *