O papel dos hostels na redução da pegada do turismo

Por a 19 de Outubro de 2020 as 10:49

Num estudo que a Universidade de Wageningen (Holanda) realizou para a LIPOR e o município do Porto, com o objetivo de aumentar a reciclagem em estabelecimentos turísticos, foram identificadas oportunidades de melhoria na gestão dos impactos que o turismo tem nas cidades.

O aquecimento global e as alterações climáticas são termos que têm pairado no nosso horizonte há já algumas décadas e os seus efeitos começam a ser difíceis de ignorar. A forma como hoje vivemos em sociedade e fazemos negócio tem um impacto ambiental associado que, no caso das indústrias de lazer, diretamente dependentes da oferta de espaços e paisagens naturais, pode levar a um impacto económico e social incalculável.

Em Portugal, cedo despertamos para o Capital Natural presente na nossa paisagem e a nível nacional existem excelentes exemplos na área da hotelaria onde a preocupação ambiental com vista a uma maior sustentabilidade assume um papel preponderante para o negócio, havendo já diversos estabelecimentos turísticos com a certificação ‘GreenKey’ que reconhece os espaços que implementam boas práticas ambientais. Um dos fatores associados à sustentabilidade ambiental é a produção de resíduos e compreender a forma como os colaboradores e os clientes percecionam este fator permitirá evoluir para uma hotelaria diferenciadora e responsável.

As mesmas ruas estreitas, sinuosas e cheias de história que atraem milhões de turistas para o Porto apresentam desafios significativos à gestão dos resíduos que os turistas deixam ficar. No estudo a que me refiro foi identificado que do ponto de vista dos turistas, o sentimento de responsabilidade e desejo por um ambiente mais limpo são os principais motivadores para uma gestão de resíduos mais sustentável.

Como potenciador da sustentabilidade foi identificado que mais de 80% dos turistas estariam mais dispostos a alterar as suas práticas se as informações recebidas forem melhor explicadas. Se os hostels começarem a agir de maneira mais sustentável vão incentivar os turistas a seguirem os seus exemplos. A disponibilização de informação clara e visual pode moldar os comportamentos e influenciar as motivações dos turistas.

No entanto, também existem limitadores da sustentabilidade sendo que 60% dos turistas não tiveram uma explicação da gestão de resíduos urbanos nesses hostels.

Apesar deste estudo incidir sobre um tipo de estabelecimento turístico muito específico as conclusões são transversais a todo o setor do turismo, pelo que uma estratégia integrada permitirá ultrapassar alguns dos desafios, com a ajuda de todos os envolvidos, reduzindo o esforço de cada um e aumentando a eficiência do sistema de resíduos.

No Porto esta temática tem sido alvo de estudos e ações nos últimos anos, a Porto Ambiente tem-se envolvido em projetos europeus como o Interwaste, que reuniu cidades com centros históricos classificados pela UNESCO ou o cityloops, sobre a recolha de orgânicos e apostado no porta-a-porta comercial (multimaterial e orgânicos) aumentando a fração seletiva resultante da atividade económica, onde o turismo tem uma forte componente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *