COVID-19: 40% das empresas de restauração já despediu

Por a 6 de Outubro de 2020 as 17:21

40% das empresas de restauração e bebidas já efetuou despedimentos desde o início do estado de emergência, revela a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). De acordo com um inquérito realizado ao seus associados, 29% destes empresários reduziu o quadro de pessoal entre 25% e 50%, e cerca de 14%  despediu metade dos trabalhadores.  Cerca de 18% das empresas assumem que não vão conseguir manter todos os postos de trabalho até ao final do ano.

Também o setor do alojamento turístico admite que, perante as dificuldades provocadas pela atual conjuntura, teve de reduzir os recursos humanos. 25% destas empresas já efetuou despedimentos desde o início do estado de emergência. Destas, 30% reduziram o quadro de pessoal entre 25% e 50% e mais de 25% reduziram em mais de 50% os seus postos de trabalho. Cerca de 15% das empresas assumem que não vão conseguir manter todos os postos de trabalho até ao final do ano.

Já no que diz respeito a insolvências, na Restauração e Bebidas, cerca de 32% das empresas pondera avançar para insolvência, e no setor do alojamento turístico uma fatia de 14% admite seguir o mesmo caminho.  Mais de 16% das empresas não conseguiram efetuar o pagamento dos salários em setembro e 7% só o fez parcialmente.

“Urgem medidas de apoio direto às empresas, como sejam a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas e o financiamento não reembolsável para reforço da tesouraria das empresas”, pede a AHRESP em comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *