“Amor”como estratégia de negócios

Por a 1 de Outubro de 2020 as 10:51

Temos o privilégio de trabalhar num sector em que o amor é a razão de tudo: wellness, viagens, alojamento ou restauração.

Há umas semanas estive com 800 pessoas, num total de 73 países e um tema: AMOR. Um zoom webinar sobre “Wellness: o papel do amor na estratégia de cada negócio”.

Estamos perante uma gigante revolução estrutural que exige que cada marca se transforme: ser mais inteira e mais verdadeira. É tempo de testar e de “separar o trigo do joio” já que a hotelaria, nos tempos mais recentes, foi palco de oportunismo, especulação, ganância e amadorismo.

Reflexões:

#1 Será que o Amor tem mesmo o seu lugar nos negócios?
É valioso observar a busca atual dos consumidores por opções de alojamento mais “humanas” com maior proximidade, projetos que têm um propósito maior muito bem definido e que servem com amor.
A nova realidade, forçou um novo olhar sobre destinos menos valorizados e que hoje passam a ser A PRIORIDADE!!! Portugal surge assim, como um destino para o mundo e em especial para os seus próprios habitantes, como um convite a uma descoberta interior, mais autêntica, orgânica e com maior sentido.
A Marca PORTUGAL é um legado de Amor ao Mundo, temos em nós o ADN da Hospitalidade que honra quem nos escolhe. Desempenhamos um papel vital nesta transformação que estamos a viver.

#2 – A Confiança como Base
É um dos valores mais afectados por tudo o que está a acontecer e quando mais precisamos de ter confiança. Dentro de uma empresa é vital para que haja uma cultura saudável, dinâmica e próspera.
É vital que cada marca tenha a coragem de olhar para dentro e rever o seu nível de confiança, porque sem ela não pode haver amor. Será que os seus colaboradores sentem confiança na empresa? E os parceiros de negócio? E os clientes? Será que a sua promessa corresponde com a realidade do seu serviço ou produto? Será que é apenas marketing ou há amor?

#3 – Avaliar
Podemos avaliar o impacto o Amor nos negócios! Interessante, certo? São evidentes os sinais que podem e devem ser avaliados, como seja via o seu programa de fidelização, taxa de repetição, High Revenue, Brand Lovers & Real Influencers e também via Employee Brand – sim os colaboradores são uma peça chave: quando foi a última vez que perguntou à sua equipa o que eles amam fazer no seu trabalho? Quando foi a última vez que fez a mesma pergunta à sua equipa de direção ou mesmo ao CEO?

#4 – Ambiente Positivo – Assertivo
Uma cultura empresarial saudável precisa de viver um ambiente positivo, assertivo, pro-ativo, focado, humano e que haja liderança que premeia a equipa como um todo. Para que seja possível, não podem haver lugares cativos, é vital que haja evolução nas equipas, que a empresa possa crescer e expandir em qualidade.
Ter colaboradores alinhados com o propósito e visão da marca, com a sua cultura e valores, que têm uma profunda admiração pela empresa onde trabalham.

#5 – Amar Cuidar
A Hotelaria é por excelência “A arte de Receber, Servir, Cuidar”, somos apaixonados por esta forma de estar e viver. É um dos pontos mais valorizados por quem nos visita e sente este amor que temos.
É tempo de “cuidar” de quem chega às nossas unidades hoteleiras, estamos todos mais sensíveis, mais tensos, estamos em busca de alguma certeza dos tempos que se aproximam e por isso é crucial que esta consciência exista em cada um de nós que diariamente recebe estranhos e que os transforma em amigos – hospitalidade. #CantSkipHope #CantSkipPortugal h

Um comentário

  1. Marta Susana Lourenço dos Santos

    6 de Outubro de 2020 at 12:13

    Cada vez me sinto mais desacreditada pelo nível de amadorismo e ganancia por parte de quem tem o poder de fazer uma hotelaria honesta, verdadeira e próspera.

    Grata por esta opinião, que me faz não me sentir “sozinha” e que com a verdade, determinação e Amor podemos fazer muito melhor pelos nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e especialmente Hóspedes!

    Portugal como Sempre um excelente país para partilhar com todos!

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