Como reduz a pegada ecológica do seu hotel? | Wave of change Iberostar

Por a 25 de Setembro de 2020 as 10:35

Desafio Publituris Hotelaria ‘Como reduz a pegada ecológica do seu hotel?*

No final de 2018 o Grupo Iberostar criou um movimento de sustentabilidade ecológica denominado por ” Wave of Change”. A Iberostar foi a única cadeia hoteleira que aderiu à “Estratégia europeia sobre plásticos” .

Acreditamos que esta mudança é a chave para construir uma indústria melhor. Wave Of Change, é um movimento pioneiro do Grupo Iberostar que aposta em três grandes pilares:

  1. Eliminação de plásticos
  2. Estímulo de consumo responsável de peixe
  3. Melhoria da saúde costeira

1- Os plásticos de uso único foram eliminados de todas as salas em escala global, o que permitiu uma economia de 523 toneladas de resíduos de plástico em 2019. Fomos a primeira cadeia espanhola a apostar na eliminação de plásticos de uso único, sem afectar a qualidade da experiência dos nossos clientes.

Iniciamos uma mudança na indústria da hotelaria/restauração, sendo exigentes e rigorosos na procura pelas melhores alternativas, sempre com certificações homologadas, fichas técnicas e testes reais.

Em 2019 todos os quartos e áreas comuns de todos os hotéis Iberostar ficaram livres destes plásticos de uso único, apostando também numa economia circular.

Leia a Green edition da Publituris Hotelaria de setembro

Temos neste momento três instalações industriais para compostagem.

2- Fomos a primeira cadeia de hotéis na Espanha e a quarta na Europa a obter o certificado de cadeia de custódia de peixes sustentáveis. Actualmente, temos 7 restaurantes certificados em Espanha, México e República Dominicana. Nos primeiros 18 meses de certificação, 130 toneladas desse peixe foram consumidas e 75 novos produtos específicos foram certificados. 15% de seus fornecedores, que contribuem com mais de 60% do volume consumido, também foram certificados.

A Iberostar trabalha para oferecer aos seus clientes uma oferta de peixe e mariscos cada vez mais responsável com a saúde dos nossos oceanos, e das pessoas e comunidades que dele dependem. Oferecemos um produto certificado, apoiando as peixarias locais.

Temos 7 restaurantes certificados pela MSC/ASC, sendo que fomos a primeira cadeia hoteleira do sul da Europa a obter este certificado.

Parceria com a World Wildlife Fund (WWF-US) para avaliar o consumo global de peixes e mariscos.

3- Queremos utilizar as nossas fortalezas como forma de negócio para alavancar, de forma única, projectos para a saúde costeira. Apostamos em três grandes motores da saúde costeira: Recifes de Corais, Manguezais e pradarias de algas marinhas, aplicadas em três áreas de ação: Descoberta, Proteção e Restauração, respectivamente.

Criamos em Junho de 2019, na República Dominicana, o primeiro viveiro de Coral para o estudo e monitorização de todos os esforços no combate às alterações climáticas.

A criação do projecto Cátedra iberostar del mar, com a colaboração da Universidade das Ilhas Baleares (UIB)  tem vindo a permitir um estudo mais rigoroso sobre o conhecimento da ecologia marinha, tendo concedido em 2019, 10 bolsas para o estudo da ecologia marinha.

Em 2019 incorporamos a Doutora Megan Morikawa, assim como, vários acordos de colaboração com universidades.

O compromisso e a liderança do Grupo Iberostar em turismo responsável, entendido como o duplo compromisso com o meio ambiente e as pessoas, foi reconhecido na última edição do WTM em Londres, onde o movimento Wave of Change recebeu dois importantes prémios.

Em 2020, o Grupo Iberostar colocou a economia circular no centro de sua estratégia, como evidenciado pela adesão da empresa à plataforma CE100 da Ellen MacArthur Foundation, líder mundial em economia circular. Isso implica a incorporação em um programa de inovação pré-competitivo para implementar iniciativas inovadoras no setor de turismo. Além disso, a Iberostar aderiu à Ambição de Negócios liderada pela ONU para a campanha de 1,5 ° C em dezembro de 2019 para reduzir as emissões a zero antes de 2050.

Para quem tiver mais interesse em conhecer melhor toda a nossa estratégia ecológica, poderá consultar o site www.waveofchange.com.

Miguel Coelho, Development Business Manager

*A Publituris Hotelaria de setembro é uma green edition totalmente dedicada à sustentabilidade no setor. “O que estão os hotéis a fazer para ficar mais verdes?” é a pergunta que fizemos a vários grupos hoteleiros. Agora, lançámos o repto online a todos aqueles que se queiram juntar e que nos queiram escrever sobre as medidas de sustentabilidade que estão a implementar nas suas unidades. Se quiser participar, basta enviar um email para [email protected].

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *