Miele aposta na inteligência artificial na cozinha

Por a 7 de Setembro de 2020 as 15:38

Um forno com uma câmara que identifica os alimentos e controla o processo de confeção. Outro assistente digital que indica todos os passos do processo de confeção. Uma máquina de lavar e secar mais inteligente e prática do que nunca. Estes são alguns dos destaques que a Miele, a empresa familiar com sede em Gütersloh, revelou na conferência de imprensa da IFA que teve lugar na manhã de dia 4 de setembro. A apresentação esteve a cargo do Dr. Axel Kniehl (Diretor executivo de Marketing e Vendas) e pelo Dr. Reinhard Zinkann (Sócio-gerente).

No ano passado, a Miele apresentou, pela primeira vez, um forno com uma câmara que transmitia imagens em direto para smartphones. Isto permitiu aos utilizadores verificarem o progresso dos seus cozinhados em qualquer lugar e efetuar regulações remotamente. Com a nova funcionalidade Smart Food ID, a câmara consegue detetar qual é a receita que deve ser confecionada e sugerir um programa adequado. Tendo como base a inteligência artificial, já é capaz de identificar digitalmente mais de 20 receitas, desde legumes mediterrânicos, assados estaladiços, até bolo Streusel. O sistema está num processo de aprendizagem constante.

O Smart Browning Control é outro assistente digital que permite obter a pizza perfeita. Utiliza a câmara para detetar o nível de alourado, para saber quando a pizza está pronta e desligar o forno no momento certo. E por último, mas não menos importante: o CookAssist para as placas de indução da Miele apresenta todos os passos do processo de confeção através da app da Miele. O sensor inteligente da placa TempControl determina a temperatura adequada e mantém a temperatura de forma automática. O utilizador já não tem a necessidade de estar constantemente a regular a temperatura ou a preocupar-se com comida queimada. «Os nossos sistemas de assistência inteligentes estão a permitir uma experiência de cozinhar digital completamente integrada que apenas é possível com a Miele.» disse Axel Kniehl.

Max Lössl foi o convidado especial desta conferência. É fundador e CEO da nova filial da Miele, a Agrilution, que está a apresentar o conceito pioneiro de «vertical farming» (agricultura vertical) em casa. Este conceito de agricultura vertical apresenta-se como uma forma de produzir alimentos de maneira sustentável e economizadora de espaço em unidades de estufa de vários níveis completamente automatizadas, o mais próximo possível do local de consumo. Por sua vez, as estufas («Plantcubes») da Agrilution não são maiores do que um frigorífico normal. As Plantcubes criam as condições perfeitas para a produção de alface, ervas aromáticas e micro vegetais. Além disso, são um destaque elegante para a cozinha ou espaço habitacional. Descrevendo o princípio, Max Lössl diz: «A temperatura, a iluminação e o sistema de rega são completamente controlados através de uma aplicação e da cloud, por isso, todos os momentos são época de colheita». Com a Agrilution, a Miele está a alargar o seu leque de soluções saudáveis. As Plantcubes podem ser adquiridas tanto na loja online como em alguns especialistas de cozinha ou distribuidores (para obter mais informações sobre as opções de encomenda e distribuidores, consulte www.agrilution.de).

O sócio-gerente Reinhard Zinkann apresentou os destaques mais recentes da Miele em termos de tratamento da roupa, tratamento de pisos e preparação de bebidas, salientando os novos modelos topo de gama das máquinas de lavar e secar roupa WT1. «As tecnologias exclusivas da Miele, tal como o altamente eficiente PowerWash e o sistema de dosagem de duas fases TwinDos tornam as máquinas WT1 nas máquinas de lavar e de secar roupa mais práticas e inteligentes do mercado», diz Reinhard Zinkann. As novas máquinas conseguem lavar até 9 kg e secar até 6 kg. Quando o tempo é pouco, conseguem lavar e secar na perfeição até 4 kg em menos de 3 horas. Também é possível lavar peças individuais de forma rápida e ecológica em menos de uma hora, consoante o programa.

Antes de apresentar estas funcionalidades em maior detalhe, Reinhard Zinkann refletiu sobre a situação económica atual da empresa. «Tenho todo o gosto em dizer-vos que o grupo Miele conseguiu lidar muito bem com este ano até agora», disse Reinhard Zinkann, bisneto de um dos fundadores da Miele com o mesmo apelido. Explicou que as vendas no ano fiscal de 2020 até ao momento aumentaram 2% em relação ao mesmo período do ano passado, apesar das quebras significativas sofridas em março e abril devido à pandemia. Prosseguiu dizendo que «Conseguimos obter um nível de crescimento significativo, especialmente nos nossos mercados principais que são a Alemanha, Áustria e Suíça, na maioria dos nossos mercados da Europa de Leste e em mercados como o chinês, japonês e coreano.»

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *