AIRBNB: rendimentos dos anfitriões portugueses subiram 30% no verão

Por a 3 de Setembro de 2020 as 11:33

Os últimos dois meses ficaram conhecidos como o verão da pandemia, mas foi também o verão em que muitos portugueses descobriram que têm muito para desfrutar perto de casa. As viagens de proximidade na Airbnb em Portugal – de hóspedes que vivem a menos de 500 km (ou 300 milhas) – aumentaram os ganhos, permitindo o acolhimento em todas as regiões, mas especialmente em destinos de verão menos tradicionais.

As receitas do acolhimento provenientes de reservas feitas por viajantes próximos (durante julho e agosto) cresceram cerca de 30% em Portugal, em comparação com o mesmo período do ano passado. Regiões normalmente não associadas a viagens de verão, como Viseu, Vila Real, Castelo Branco e Santarém, foram tendência neste verão. Por outro lado, e apesar das restrições às viagens internacionais, os anfitriões em destinos insulares, como os Açores e a Madeira, ganharam mais este verão com os viajantes de proximidade, o que mostra a força dos corredores internos e das viagens domésticas portuguesas nas ilhas.

As 5 principais regiões tendência no Verão (medida pelo crescimento dos ganhos dos anfitriões dos hóspedes de viagens de proximidade) foram Viseu (+248%), Vila Real (+180%), Castelo Branco (+164%) e Santarém (+156%)

“As tendências das viagens de proximidade começaram a manifestar-se logo nas primeiras fases do desconfinamento na Europa, quando a percentagem de reservas feitas em Portugal por hóspedes que vivem num raio inferior a 500 km (ou 300 milhas) passou de 6% em Fevereiro para 46% em ,aio”. Durante a pandemia de COVID-19, uma vez que o confinamento levou ao isolamento e a dificuldades económicas para tantas pessoas em todo o mundo, mais de 200.000 novos anfitriões abriram as suas casas aos primeiros hóspedes na Airbnb., refere a plataforma em comunicado.

Estes ovos anfitriões vivem em todos os continentes – exceto na Antártida -, em mais de 200 países e regiões, e estimamos que 57 por cento deles são mulheres. E porque a facilidade da listagem torna possível à Airbnb oferecer alojamento em locais onde os hotéis não têm meios para os ter, muitos destes novos anfitriões encontram-se em cidades mais pequenas, vilas e áreas mais remotas, em posição de beneficiar economicamente do turismo local à medida que as pessoas saem de casa e fazem uma pausa.

Os 10 principais destinos que registaram o maior aumento nas receitas do acolhimento das viagens de proximidade, ganharam entre 5 a 6 vezes mais do que no ano passado (em julho e agosto) com o mesmo grupo de hóspedes:

  1. Santa Bárbara de Nexe (Faro)
  2. Boliqueime (Faro)
  3. Pombal (Leiria)
  4. São João das Lampas (Lisboa)
  5. Gondomar (Porto)
  6. Monsanto (Castelo Branco)
  7. Póvoa de Lanhoso (Braga)
  8. Moreira (Porto)
  9. Lagoa (Faro)
  10. Vilela (Vila Real)

Ao viajar para estes destinos, os viajantes optaram por ficar em casas com piscina e espaço suficiente para desfrutar com a sua família. Por essa razão, os alojamentos marcados como ‘Casa’, ‘Villa’ ou ‘Chalet’ foram os mais procurados em Portugal. A piscina foi a comodidade mais procurada nas buscas na plataforma, ao mesmo tempo que poder viajar com o animal de estimação e ter wifi foram algumas das outras principais exigências para os viajantes portugueses neste verão.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *