AHRESP insiste na urgência da redução do IVA no setor da restauração

Por a 10 de Agosto de 2020 as 11:24

A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal volta a reforçar a necessidade urgente de aplicar a taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas. Em comunicado, a associação defende que, “com o aumento alarmante da percentagem de estabelecimentos que consideram avançar para insolvência e quebras de faturação colossais, a implementação temporária da taxa reduzida de IVA constituirá um importante estímulo à recuperação da atividade, com potencial para ajudar na sobrevivência de milhares de empresas e postos de trabalho”.

A AHRESP lembra ainda que são vários os países que têm seguido esta orientação, como por exemplo, a Alemanha, o Reino Unido, a Bélgica, a Áustria, o Chipre, a Bulgária, entre outros.

No mesmo comunicado, a associação defende ainda a cumulação do apoio à retoma progressiva com o Incentivo à normalização da atividade.

“As empresas não podem beneficiar do apoio à retoma progressiva e, cumulativamente, do incentivo extraordinário à normalização da atividade, tendo de optar apenas por um dos apoios. Tendo em conta as dificuldades que atravessam, a AHRESP defende que as empresas possam usufruir destas duas medidas”.
De acordo com o último inquérito da associação, 43% das empresas do setor da restauração e turismo pondera avançar para insolvência.

“A esmagadora maioria das empresas refere que não irá conseguir suportar os encargos habituais, como pessoal, rendas, energia, fornecedores e outros, a partir do mês de agosto. No caso específico das empresas de animação noturna (bares e discotecas), são 62% das empresas que ponderam requerer insolvência”, refere a associação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *