Iberostar avança na sua transformação digital com o apoio da Minsait

Por a 4 de Agosto de 2020 as 15:05

A Minsait, uma empresa da consultora Indra, tornou-se um parceiro tecnológico de referência na transformação digital que está a ser implementada pelo Grupo Iberostar, no sentido de se tornar uma Organização Orientada a Dados (Data Driven Organization). Em conjunto com a Minsait e com a Microsoft, o grupo de turismo maiorquino implementou um ambicioso plano de unificação e aproveitamento dos seus dados internos, denominado Data Analytics & Transformation Office (DATO). Como resultado, foi criada uma estrutura operacional interna, transversal, interdepartamental e com uma vocação colaborativa. Esta estrutura foi concebida para centralizar e gerir toda a informação de cada uma das unidades de negócio, oferecendo uma visão holística dos dados e tirando o máximo partido do seu potencial, otimizando assim as operações do grupo.

Neste momento, a implementação já atingiu alguns marcos importantes, tais como um repositório único de dados da empresa (Data Lake Corporativo), que serviu para lançar novos modelos de analítica avançada, centrados na melhoria do conhecimento e experiência dos clientes, bem como na otimização das estimativas de receitas ou redução de custos. A nova unidade está a prestar um excelente serviço às áreas de negócio, gerindo mais de 100 pedidos por semana. Está igualmente a melhorar a avaliação geral percebida pelo utilizador interno (4,9 em 5), com representações gráficas interativas (dashboards) que facultam novos insights, que proporcionam uma compreensão mais abrangente do negócio, e ajudam a reduzir consideravelmente as incidências.

“O mundo está a mudar a um ritmo vertiginoso e sabemos que, neste ambiente altamente competitivo, a incerteza é um companheiro de viagem. Por esta razão, quisemos embarcar neste caminho de transformação digital com os melhores parceiros”, afirma Javier Delgado Muerza, Chief Commercial and Digital Officer do Grupo Iberostar.

O novo modelo organizacional implementado pela Iberostar opera com uma estrutura e perfis específicos que incentivam a relação com as restantes áreas operacionais, para facilitar a colaboração e a geração de sinergias entre todos os ativos da organização. Neste sentido, foi também criado um espaço para partilhar conhecimentos e preocupações, divulgando casos de sucesso, assim como os passos que estão a ser dados com esta nova unidade, com o objetivo de gerar entusiasmo, cumplicidade e cultura de dados dentro do grupo hoteleiro.

Para atingir este objetivo, a Minsait realizou, numa primeira fase, um trabalho de estudo e sensibilização junto da Iberostar, para facilitar a sua evolução interna para uma cultura orientada para o Governo de Dados e Analítica. O seu apoio foi fundamental, tanto no planeamento prévio, como no desenvolvimento subsequente do projeto e na integração de sistemas e processos, resultando numa solução analítica completa, com um ecossistema aberto, onde diferentes atores podem colocar novos casos de negócio, assegurando a transversalidade empresarial, escalabilidade e racionalização de recursos.

Todos os processos foram reunidos numa plataforma analítica completa que a Minsait disponibilizou com base na tecnologia Azure da Microsoft, pela sua flexibilidade, agilidade, segurança e fácil integração com outras ferramentas internas do Grupo Iberostar. A sua adoção não só facilitou a criação de relatórios automáticos, como também garantiu o arranque deste projeto de business intelligence, nas melhores condições.

Graças à implementação da solução Data Lake em Azure, a Minsait foi capaz de oferecer à Iberostar serviços de cloud computing de elevado desempenho, adaptados às suas necessidades de crescimento e transformação, e alinhados com a eficiência de custos, maior segurança e maior agilidade nos processos. Uma das vantagens desta tecnologia é que se adapta ao modelo de negócio e permite uma adaptabilidade e uma criação de valor contínuos, de acordo com as condições do mesmo, embora estas mudem muito mais do que o previsto.

A Minsait estabeleceu-se como um parceiro tecnológico essencial para ajudar as empresas na sua transformação para Organizações Orientadas a Dados, como no caso da Iberostar. Não foi em vão que o grupo de turismo sediado em Maiorca selecionou a Minsait para esta transformação: a sua abordagem diferencial e foco multidisciplinar, a sua capacidade de especialização em projetos end-to-end e uma equipa de mais de 1.000 profissionais globais especializados em Intelligence e Dados foram fatores cruciais para a decisão. A experiência da Minsait na execução deste tipo de projetos de dados foi uma garantia de sucesso para uma proposta tão ambiciosa como a da Iberostar.

Na indústria do turismo, a Minsait é uma das empresas líderes mundiais para a transformação tecnológica do setor hoteleiro. Os seus sistemas foram implementados em mais de 4.000 hotéis e a sua suite Onesait Hospitality – plataforma PMS (Property Management System) e CRS (Central Reservation System) – já foi responsável pela gestão de mais de 20 milhões de reservas de 33 países. A empresa de tecnologia e consultoria conta, entre os seus clientes, com algumas das cadeias hoteleiras mais relevantes do mundo e referências na Europa, América e Ásia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *