COVID-19 E a Digitalização da Indústria

Por a 13 de Julho de 2020 as 12:17

A pandemia teve um efeito extremamente nefasto na economia global, mas as indústrias do turismo sofreram e sofrem ainda mais que todas as outras, entre variadas razões, a principal é a impossibilidade e o receio de deslocação entre lugares. Mesmo com a abertura de fronteiras, os turistas tendem a se deslocar mais internamente, fazendo turismo interno. Países maiores conseguirão reduzir melhor os efeitos desta crise do que países como Portugal, que têm uma dependência grande dos turistas externos.

A procura por soluções tecnológicas para conseguir dar resposta a todas as necessidades de um hotel, disparou. Aconteceu também com outras indústrias, com uma forte componente de operações ainda feitas de forma tradicional. Provavelmente em 3 meses ganharam-se 5 anos em termos de digitalização e procura de soluções tecnológicas.

Isto representa uma oportunidade para a hotelaria. Os hotéis estão à procura de novas maneiras de serem mais eficientes e inteligentes para otimizarem as suas rotinas. Soluções tecnológicas fáceis e rápidas são necessárias. É um ponto sem volta.

Soluções que aumentem as reservas diretas e ajudem os hotéis a aumentar as margens serão cruciais. Fundamentais. Imprescindíveis.

Se, felizmente, nos últimos 6 anos sabíamos que nosso hotel ia encher, mais cedo ou mais tarde, hoje o panorama é outro. Precisamos ser assertivos, diretos, ações ponderadas, busca por informação credível, de mercado, tudo o que nos possa ajudar a trazer os poucos turistas que estão a viajar. O mercado de aquisição de software está a retomar com sinais claros de procura maior do que nos tempos pré-COVID. As soluções tecnológicas estão aí e para ficar.

A Climber é uma das soluções que está a ter uma grande procura.

Já era esperado que os hotéis, principalmente pequenas cadeias e hotéis independentes, que tradicionalmente não faziam revenue management, o fossem começar a fazer agora.

Se antes ainda conseguiam deduzir um preço de venda de quarto com base no histórico, agora não faz sentido devido a eventos excepcionais que destroem a qualidade dos dados como é o caso do COVID. Assim, soluções que seguem o mercado e que decidem o preço com base no ponto ideal entre Procura e Oferta é ainda mais relevante.

E o que se assistiu foi não apenas a procura por soluções tecnológicas mas também por know-how de revenue management, o que fez com que consolidássemos parcerias importantes para os hotéis, onde a mais valia de ter um software e o conhecimento são fundamentais, como a parceria entre a Climber e a RM Academy.

Porque, mesmo quando voltarmos aos números de crescimento de turismo pré-COVID, este é um ponto sem volta. Porque se antes eu enchia o hotel mais cedo ou mais tarde, porque não o fazer a conseguir melhores margens, a vender melhor, no momento certo, à hora certa, à pessoa certa? E baixando os meus custos de distribuição, automatizando, não perdendo oportunidades… Conseguir fechar vendas no momento certo.

A hotelaria mostrou e mostrará sempre a sua resiliência e a forma como se adapta e se atualiza perante as adversidades.

*João Gameiro, sales manager Climber

Um comentário

  1. Maria José Mouraz

    13 de Julho de 2020 at 16:15

    Olá João Gameiro. Só para dizer que concordo em absoluto. Espero mesmo que as tuas palavras possam ser lidas por muita gente e sobretudo gente que ainda esteja ligada a esses métodos arcaicos de revenue management. A minha dica, já que o meu meio é a saúde, é que se trata de lidar com esta doença “A COVID 19”.

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