Paragem obrigatória? É tempo de arriscar e preparar o futuro!

Por a 14 de Maio de 2020 as 9:46

O turismo é um dos setores mais afetados na sequência do surto de doença pelo novo coronavírus. Com o isolamento decretado, as ruas que antes se enchiam de turistas, estão agora vazias um pouco por todo o mundo.

Neste período sem precedentes em que todos vivemos, os responsáveis pelos hotéis e outros alojamentos, pelas empresas de experiências, pela restauração, pelas atividades turísticas e de lazer, entre tantos outros serviços, têm um papel determinante a desempenhar. Cuidar das pessoas, dos seus “produtos” e dos seus clientes será fundamental para a sustentabilidade do negócio numa fase posterior. Mesmo com esta “paragem” da atividade, este não é o tempo de ficar à espera para ver o que acontece. É o momento de arriscar, de dar o nosso melhor e de fazer diferente. Encontrar outras formas de gerar receitas, de manter emprego, de incentivar o consumo ou de reposicionar a marca, deverão ser algumas das prioridades nos dias que correm.

Dos alojamentos aos eventos e lazer, há muito trabalho para desenvolver. Mas como? Mudando a estratégia de comunicação, sendo criativo nas abordagens e, até, desenvolvendo ou implementando novos serviços ou produtos. Por exemplo, em muitas situações, por norma, já não necessitamos mais do que um telemóvel para confirmar um serviço, para confirmar a entrega de algo, para realizar uma operação, validar os bilhetes para um evento ou os acessos para um espaço de lazer/cultura (neste último, quando a situação voltar à normalidade), basta ter um sistema de Mobile Ticketing. Se com o crescimento do digital esta era uma tendência que já se evidenciava, este tipo de sistemas digitais e ‘contactless’ – que ajudam a prevenir o contacto físico entre equipamentos e pessoas, permitindo manter uma distância de segurança – serão ainda mais importantes no futuro.

Para começar a trabalhar no imediato tudo o que precisa é de um computador ou dispositivo móvel. Por que não lançar vouchers tendo em vista a sua utilização num outro momento? Ou, numa altura em que os espaços estão maioritariamente fechados, aproveite para incrementar o contacto com os clientes e melhorar a informação acerca dos mesmos, fazer questionários de satisfação ou aproveitar para criar conteúdos online e divulgá-los. Se ainda não tem uma base de dados para este efeito, há várias para as alugar, e que cumprem todos os requisitos legais ou, se preferir, pode começar a preparar a sua.

Mas há mais. Se esta não é a altura ideal para gozar férias, qualquer momento é bom para ajudar os seus clientes a sonhar online com a viagem que vão fazer no futuro. Partilhe informações ou campanhas por email ou mensagem, faça-se ouvir por telefone ou, simplesmente, manifeste a sua compreensão pelo momento atual. Todos os pretextos são bons para mostrar, de forma criativa, o que de único ainda está por vir e certamente que o seu cliente não se vai esquecer da sua empresa/marca. Fidelize agora e rentabilize no futuro.

*Davide Silva, head of marketing and communication Sendit
**Artigo publicado na edição 171 da Publituris Hotelaria

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